Derrotado pelo Fortaleza por 2 a 1 dentro de Vila Belmiro, o Santos amargou na última quarta-feira (06) o primeiro rebaixamento de sua história.
Com 43 pontos, o time paulista encerrou o Campeonato Brasileiro na 17ª colocação, e disputará a Série B em 2024.
O descenso inédito do Peixe pautou o noticiário esportivo ao redor do mundo, com os veículos ressaltando as cenas de protestos e confrontos de torcedores nos arredores da Vila Belmiro após o apito final.
“O histórico clube onde jogaram Pelé e Neymar, que venceu oito títulos do campeonato brasileiro, dois Mundiais e três Libertadores, desceu pela primeira vez na história ao segundo escalão”, escreveu o jornal português A Bola, em reportagem com a chamada “Carros incendiados e violência: a reação dos torcedores à descida do Santos”.
Ainda em Portugal, o diário Record destacou também as cenas de violência após a derrota do Santos na Vila Belmiro.
“Após o apito final, foram vários os carros que ficaram em chamas no exterior do estádio – entre os quais o do atacante colombiano Stiven Mendoza -, além de uma série de incidentes que causaram uma nuvem de fumaça sem fim”.
A queda do clube paulista ainda foi destaque em jornais da América do Sul como o Ovacion, do Uruguai, e Olé, da Argentina, além de outros da Europa como o tradicional espanhol Marca.
“Em seu primeiro ano sem o eterno ídolo Pelé, falecido em 29 de dezembro de 2022, o Santos deixou o seleto grupo dos que nunca foram rebaixados no Campeonato Brasileiro”, escreveu o diário de Madri.