Futebol

Girona põe Barcelona na roda, vence jogaço de 6 gols e ‘rouba’ liderança do Real Madrid em LALIGA

LALIGA tem novo líder!

Neste domingo (10), o Girona calou o Estádio Olímpico de Montjuic e venceu o Barcelona por 4 a 2, em jogaço pela 16ª rodada do Campeonato Espanhol.

Com o resultado, o time de propriedade do City Football Group vai a 41 pontos e reassume a ponta da competição, deixando o Real Madrid, que empatou com o Betis no sábado (9), para trás.

Já o elenco comandado por Xavi fica com 34 pontos e cai para a 4ª colocação, sendo ultrapassado pelo Atlético de Madrid, que tem a mesma pontuação.

Em campo, o Girona mostrou enorme personalidade e abriu o placar em uma belíssima jogada de transição da defesa para o ataque.

Após receber enfiada perfeita no limite do impedimento, Tsygankov cruzou rasteiro para o artilheiro Dovbyk, que chegou conferindo de esquerda para abrir o placar.

A alegria dos visitantes, porém, não durou muito, já que o Barça encontrou o empate em batida de escanteio apenas 7 minutos depois.

Depois de batida perfeita do brasileiro Raphinha, o matador Lewandowski subiu no 3º andar e testou firme para igualar.

Mas os visitantes não se abalaram e, aos 40 minutos, voltaram a ficar na frente com um belíssimo tento.

Em jogada individual, o lateral Miguel Gutiérrez saiu driblando, limpou a marcação e, da entrada da área, acertou um chute fortíssimo de bico, que estufou as redes blaugranas.

No 2º tempo, os culés tentaram reagir, mas o ótimo time do Girona foi se segurando bem na partida, e ainda dando muitos sustos em contra-ataques.

Com o tempo, o Barcelona foi começando a se irritar, e a equipe do City Football Group aproveitou para colocar o adversário “na roda”.

Em lance emblemático, os alvirrubros saíram tocando desde a defesa e foram envolvendo os blaugranas de forma incrível, deixando a torcida da casa muito irritada.

Xavi até tentou reagir com várias mudanças, mas o Barça seguiu sem conseguir superar o bom toque de bola do Girona.

E, num contra-ataque mortal, os visitantes mataram o jogo aos 35 da etapa complementar.

Após receber na entrada da área, o lateral Valery Fernández ganhou de Koundé e acertou um chute perfeito, no cantinho, para ampliar para o novo líder de LALIGA.

O brasileiro Savinho, ex-Atlético-MG, ainda teve chance de transformar o triunfo em goleada, mas seu chute foi bem defendido pelo goleiro Iñaki Peña, que evitou o desastre.

E o tento perdido pelo ponta quase fez falta, já que os culés descontaram nos acréscimos com mais um belo lance na partida: Gündogan recebeu na área, executou um lindo giro e encheu o pé para explodir as redes.

Mesmo assim, o Girona conseguiu se segurar e fechou a conta no último lance do jogo: o veterano Stuani recebeu cruzamento de Savinho na pequena área e mandou para dentro, calando de vez o Montjuic.