Uma ala do Congresso sugeriu ao governo federal aceitar derrubada do veto presidencial ao projeto de lei que estende a desoneração da folha de pagamentos de 17 setores da economia até 2027. Em troca, prometem apoiar um Projeto de Lei sobre o tema para tramitar no próximo ano.
Segundo parlamentares ouvidos pela CNN, já não há mais tempo hábil para que a proposta seja enviado e analisada ainda em 2023.
“Os diálogos aconteceram, a Fazenda disse que iria mandar uma alternativa, mas até agora nada. O tempo até o recesso é curto, não dá para votar nada nesse período. Por isso, agora só resta inverter a ordem dos fatos: o governo libera a base e em 2024 debatemos um novo projeto de lei sobre o assunto”, afirma o autor do projeto que prorroga a desoneração da folha, Efraim Filho (PB), líder do União Brasil no Senado.
Questionado pela reportagem sobre a possibilidade do governo liberar a base de deputados e senadores no Congresso durante a análise de vetos presidenciais que deve ocorrer na quinta-feira (14), o Ministério da Fazenda não respondeu.
Em evento do PT no fim de semana, o ministro Fernando Haddad, ao ser questionado sobre as prioridades da pasta no Congresso ainda em 2022, disse que tudo irá se resolver nos próximos dias.
O assunto deve entrar na pauta de uma reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com lideranças e ministros para discutir a agenda econômica do governo no Congresso. O encontra está marcado para a manhã desta segunda-feira (11).