Maceió

Mina 18: Movimentações na Lagoa Mundaú já são esperadas, diz Defesa Civil

A Defesa Civil de Maceió informou na manhã desta terça-feira (12) que movimentações na região onde ocorreu o colapso da mina 18 no bairro do Mutange já são esperados. Nas primeiras horas do dia, a equipe de reportagem da TV Pajuçara registrou uma movimentação com ondas no local do rompimento do teto da mina.

Gilberto Júnior

Gilberto Júnior

Segundo o especialista em Meio Ambiente, Dilson Ferreira, a TV Pajuçara, as águas da Lagoa Mundaú ainda continuam entrando na mina e que o solo deve está se movimentando. O especialista destacou que a preocupação é saber se a água está ocupando os espaços vazios ou empurrando as paredes de outras minas e, consequentemente, podendo causar outro colapso.

Segundo a nota, a movimentação faz parte do processo de acomodação do evento “que ainda está em andamento”.

A Defesa Civil reforçou ainda que a população não transite na área desocupada e que os pescadores evitem o trecho demarcado até uma nova atualização.

Nota da Defesa Civil de Maceió

A Defesa Civil informa que o movimento registrado onde ocorreu o colapso da mina nº18, na Lagoa Mundaú, já era esperado e faz parte do processo de acomodação do evento, que ainda está em andamento.

O órgão reforça as orientações e a população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização; os pescadores também devem evitar o trecho demarcado.

A equipe de análise da Defesa Civil ressalta que essas informações e recomendações são baseadas em dados contínuos, incluindo análises sísmicas.