O Mundial de Clubes da FIFA começa nesta terça-feira (12) com a partida entre Al-Ittihad e Auckland, às 15h (horário de Brasília), em Jeddah, na Arábia Saudita. A competição reúne os campeões de cada continente e o atual vencedor do Campeonato Árabe, anfitrião do torneio.
Sete clubes estão na disputa: Al-Ahly (EGI), Auckland (NZL), Al-Ittihad (SAU), León (MÉX), Urawa Red Diamonds (JAP), Fluminense e Manchester City (ING). Nenhuma das equipes conquistou o Mundial anteriormente, portanto, teremos um campeão inédito na edição 2023.
Conheça melhor os times do Mundial
Al-Ahly (EGI)
A equipe de 116 anos da cidade de Cairo, capital do Egito, é a maior campeã da liga de seu país com 42 taças. Os representantes da África também são os maiores vencedores da Liga dos Campeões do continente com 11 títulos.
O clube tem um grande histórico de duelos no Mundial contra times brasileiros e costuma dar trabalho. Na semifinal de 2006, enfrentou o Internacional e perdeu por 2 a 1. Em 2012, foi a vez do Corinthians derrotar o Al-Ahly por 1 a 0.
Recentemente, os egípcios enfrentaram o Palmeiras em dois Mundiais consecutivos. Em 2020, o Al-Ahly levou a melhor na disputa do terceiro lugar, após cobrança de pênaltis. No ano seguinte, o Verdão venceu por 2 a 0 na semifinal e despachou o rival.
Auckland (NZL)
O time da Nova Zelândia, fundado em 2004, garantiu sua vaga no Mundial após conquistar o 9º título da Liga dos Campeões da Oceania. A equipe é recordista em participações no torneio da FIFA, será a 11ª vez, e chega como azarão para o torneio.
A esperança está no argentino Emiliano Tade, atleta com mais jogos e gols na história do clube.
Al-Ittihad (SAU)
O estrelado time árabe disputará o Mundial por ter vencido a última Liga Saudita, sendo o representante do país-sede. A equipe contou com um investimento pesado nesta temporada para se tornar uma das potências do futebol.
O clube, fundado em 1927, conquistou nove títulos do Campeonato Árabe, duas Champions League da Ásia e volta ao Mundial de Clubes após 18 anos. Na última participação, em 2005, “Os Tigres” foram eliminados na semifinal pelo São Paulo de Rogério Ceni.
Agora, com Benzema, Kanté, Fabinho e Romarinho em seu elenco, os árabes querem ir além.
León (MÉX)
A equipe mexicana conquistou sua vaga no Mundial de Clubes após vencer a Champions da CONCACAF. O representante da América do Norte e Central irá fazer sua estreia no torneio da FIFA.
O clube é um dos maiores campeões mexicanos, com oito títulos e conta em seu elenco com nomes conhecidos da torcida brasileira, como o volante Lucas Romero (ex-Cruzeiro) e o atacante Nico López (ex-Internacional).
Urawa Red Diamonds (JAP)
O time japonês de 73 anos, será o representante da Ásia no Mundial de Clubes após ter vencido a última Champions League do continente contra o Al-Hilal de Neymar. Os Reds são pentacampeões da J-League e fazem sua terceira participação no torneio da FIFA.
Mas o clube chega em má fase para o Mundial. O atual vencedor da Liga dos Campeões da Ásia foi eliminado na fase de grupos da edição deste ano e quer reverter o momento ruim.
Manchester City (ING)
O grande favorito ao título do Mundial de Clubes da FIFA faz sua estreia na competição após vencer o título inédito da Champions League. O técnico Pep Guardiola conta com algumas dúvidas no elenco, por conta das lesões de Haaland e Kevin De Bruyne.
Os Citizens fazem campanha irregular na Premier League e estão na quarta posição, com 33 pontos, a quatro do líder Arsenal.
Mesmo com possíveis desfalques, o time inglês chega ao Mundial com apenas um objetivo: conquistar mais uma taça inédita.
Fluminense
O clube carioca chega com moral após a ótima temporada, coroada com o primeiro título da Libertadores da América em pleno Maracanã. O time comandado pelo artilheiro Germán Cano e o técnico Fernando Diniz talvez seja o principal rival do Manchester City na luta pelo Mundial de Clubes.
O Tricolor disputou 70 jogos em 2023, com 36 vitórias, 13 empates e 21 derrotas, um aproveitamento de 57%. Marcou 113 gols e sofreu 70. Será a primeira participação do Flu no torneio da FIFA.
Datas, horários e onde assistir ao Mundial de Clubes
Primeira fase (12)
Segunda fase (15)
Semifinal (18 e 19)
Final (22)