O Al Ittihad, da Arábia Saudita, confirmou o favoritismo e venceu sem dificuldades em casa o Auckland City, da Nova Zelândia, por 3 a 0. A partida, válida pela abertura do Mundial de Clubes de 2023, foi disputada no estádio Rei Abdullah, em Jeddah, nesta terça-feira (12). O duelo teve apenas 16 faltas marcadas e nenhum cartão aplicado pela arbitragem.
A equipe saudita enfrentará o Al Ahly, do Egito, na sexta-feira (15/12), às 15h (de Brasília). O vencedor deste duelo fará a semifinal contra o Fluminense.
Com quase todas as estrelas em campo, o time comandado pelo argentino Marcelo Gallardo aproveitou a fragilidade do adversário e abriu 3 a 0 logo no primeiro tempo. Os gols foram marcados por Romarinho, N’Golo Kanté e Karim Benzema.
O atacante francês virou o primeiro jogador da história a balançar as redes em quatro edições diferentes do Mundial: 2014, 2016, 2022 e 2023. Com cinco gols na competição – empatado com Lionel Messi, Luís Suárez e César Delgado -, ele está atrás apenas de Gareth Bale (seis) e Cristiano Ronaldo (sete).
No total, os sauditas deram 17 chutes ao gol adversário no primeiro tempo, enquanto o Auckland não finalizou contra a meta do goleiro brasileiro Marcelo Grohe (ex-Grêmio).
No segundo tempo, o Al Ittihad apenas administrou o resultado e pouco incomodou o adversário. O técnico Gallardo aproveitou para fazer algumas mudanças e poupar os jogadores.
Outro recordista
Ídolo do Auckland, Emiliano Tade, dono de sete títulos da Champions da Oceania, entrou na segunda etapa e chegou ao 12 jogos no Mundial de Clubes. Com isso, o argentino virou o jogador mais partidas na história do torneio – ao lado de Hussein El Shahat.
Ele quase fez um gol no final da partida, mas parou na defesa de Grohe.
Ex-estudante de direito, Tade mudou-se para a Nova Zelândia e trabalhou como lavador de pratos em um restaurante antes de iniciar sua carreira no Wellington United. Aos 35 anos, ele disputa pela nona vez a competição.
A despedida do formato
Este é o 21º Mundial organizado pela Fifa, sendo o 18º e último no formato com sete equipes. A partir de 2024, a Fifa estuda a disputa do torneio em novo modelo, mas que também durará pouco. Afinal, em 2025, o torneio será quadrienal e reunirá 32 equipes em formato similar à Copa do Mundo.
Escolhida como sede, a Arábia Saudita recebe a competição pela primeira vez. Os jogos ocorrerão todos em Jeddah, uma das principais cidades do país, em dois estádios: o Cidade dos Esportes Rei Abdullah e o Príncipe Abdullah al Faisal.