Ao lado do deputado federal Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, o ministro do Turismo Celso Sabino e o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) Marcelo Freixo, garantiram neste sábado (16) apoio às demandas do setor do turismo de Maceió. Em evento realizado no Hotel Jatiúca, o presidente da Câmara, as autoridades federais, o prefeito da capital JHC e membros da bancada alagoana no Congresso Nacional reafirmaram seus compromissos com este segmento econômico, vital para a dinâmica e para o desenvolvimento da cidade.
Celso Sabino e Marcelo Freixo vieram a Maceió atendendo a um pedido de Arthur Lira feito em nome das entidades representativas dos setores hoteleiro, de meios de hospedagem, de bares e restaurantes, das agências de viagem, do comércio e dos demais ramos que atuam em favor do turismo. Após a divulgação nacional de notícias – inclusive de fake news – sobre efeitos do colapso da mina 18 e do afundamento de bairros em Maceió, o setor turístico teme um resultado prejudicial na imagem da cidade com reflexos em cancelamentos de viagens, pacotes, festas e eventos.
“Precisamos garantir que a informação real chegue a nossos visitantes: e esta informação é a de que Maceió é linda e é um destino seguro, com atrativos naturais, culturais e gastronômicos que não foram afetados pelo problema vivido, infelizmente, pelos bairros atingidos pelo desastre ambiental registrado em nossa capital”, disse Arthur Lira. Já o ministro do Turismo Celso Sabino declarou no evento que “o governo federal não medirá esforços em apresentar nacionalmente a verdade sobre Maceió, evitando que notícias falsas prejudiquem o turismo na cidade. A capital de Alagoas está pronta para bem receber todos seus visitantes”.
Ainda no evento, Marcelo Freixo reforçou que a Embratur “vai atuar em apoio à Secretária de Turismo, ao município e às entidades do segmento garantindo que a temporada turística na cidade não seja afetada. Maceió é um dos principais destinos turísticos do Brasil e nada mudou para quem vem visitar esta linda capital”. Representantes do segmento turístico entregaram a Celso Sabino e Marcelo Freixo um documento solicitando a implementação de um plano de mídia estratégico a curto prazo, capaz de reposicionar Maceió restaurando a confiança e destacando a verdadeira essência da oferta turística que se encontra preparada para receber os turistas nesta alta temporada já iniciada.
“Todo o trade turístico de Maceió se uniu e criou uma campanha nomeada ‘Maceió de braços abertos’, com conteúdos de sensibilização, informações corretas para orientação do trade e dos nossos visitantes, assim como uma apresentação da oferta turística da cidade. Faz-se necessário, nesse momento, que todo esse conteúdo ganhe visibilidade nacional por meio de um plano de mídia direcionada para os mercados estratégicos para nosso destino. Um plano de mídia bem elaborado desempenha um papel central nesse processo de reposicionamento — e a agilidade de sua implementação é vital para reverter a realidade aqui exposta”, diz o ofício entregue as autoridades.