Maceió

Volume de lixo tirado da Lagoa Mundaú pelos Ecoboats caiu pelo 5º mês seguido

Alurb detectou uma redução progressiva no volume de entulhos retirados da laguna; comparando dados de junho e novembro, a redução chega a 23 toneladas

Executando um trabalho eficiente desde o mês de dezembro de 2022 na Lagoa Mundaú, o Ecoboat, equipamento utilizado pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) para recolher o lixo descartado de forma irregular no mangue e objetos que ficam boiando, apresentou uma redução dos materiais coletados na laguna pelo quinto mês seguido.

Secom Maceió

Alurb registra diminuição em lixo recolhido na Lagoa Mundaú pelo quinto mês seguido.

Em junho deste ano, a Autarquia registrou 61,62 toneladas de lixo recolhido. De lá para cada, uma redução gradativa foi acontecendo devido à constante atuação do órgão na limpeza dos canais que desaguam na lagoa, além das ações de educação ambiental e fiscalização executadas pela Alurb em diversos pontos da cidade, incluindo bairros ribeirinhos. Assim, em novembro, foi registrado uma coleta de 38,53 toneladas de materiais.

Móveis inservíveis, carcaças de eletrodomésticos e outros descartes irregulares são retirados pelos Ecoboats. Foto: Secom Maceió

A redução de 23 toneladas nestes cinco meses é positiva, mas ainda não é o idealizado pelo órgão. “Claro que devemos valorizar esse resultado que tem acontecido nos últimos meses, mas queremos mais. Nossa intenção, com nossas ações, é fazer com que o mínimo seja descartado na lagoa, protegendo a fauna e flora do local e contribuindo para o ganha pão de quem depende da região”, disse o diretor-presidente da Alurb Moacir Teófilo.

Entre os itens mais recolhidos estão móveis inservíveis, pneus velhos e objetos que poderiam ser reciclados. O equipamento, que carrega três agentes de limpeza, utiliza uma espécie de braço hidráulico, junto a uma rede, que capta e despeja o material dentro de sua estrutura para que seja retirada da água.

“Iremos intensificar os serviços durante o verão, prevendo a quantidade de turistas que virão para nossa cidade, ocasionando, infelizmente, um aumento no descarte irregular de lixo. As ações de educação ambiental e fiscalização também estarão funcionando de forma imediata na tentativa de coibir a prática negativa”, concluiu Teófilo.

Sacos plásticos, garrafas pet e outros poluentes contribuem para a degradação da lagoa. Foto: Secom Maceió

Ecoboat nas praias

O grande trabalho realizado pelo equipamento na Lagoa Mundaú fez a Autarquia levar sua atuação para a orla marítima. Desde o mês de maio, o Ecoboat já retirou mais de 100 toneladas de lixo, principalmente na área da foz do Riacho Salgadinho. Durante o verão, o Ecoboat também atuará nas piscinas naturais da capital, mantendo o ambiente limpo para quem frequenta além de preservar o ecossistema do local.

Foto: Secom Maceió