Brasil

‘Tentava erguer a cabeça, mas não dava’, relata menino arrastado por 300 metros dentro de tubulação durante chuva

Raphael Levi dos Santos Rocha sofreu ferimentos no rosto após cair em bueiro e ser sugado pela tubulação em Cruz Alta — Foto: Glauber Silviera/RBS TV

Foram poucos segundos, mas Raphael Levi dos Santos Rocha certamente vai se lembrar por muito tempo: durante a chuva de segunda-feira (18), em Cruz Alta, no Norte do RS, o menino de 7 anos caiu em um bueiro e foi arrastado por dentro da tubulação por uma distância de 300 metros, até sair por outro bueiro.

“Passou [o susto]. Muita água, não tinha muito espaço, e daí eu não conseguia muito me mexer. Tentava erguer minha cabeça, mas não dava”, conta o menino.

Conforme o relato do pai do menino, Paulo Renato Rocha da Silva, de 44 anos, um dos amigos correu até ele para pedir ajuda. Quando chegou ao local, próximo de onde reside, na Rua Germano Zenker, no bairro Santo Antônio, viu o seu filho saindo de outro bueiro, na quadra abaixo.

“Os guris me chamaram. Quando eu cheguei, achei que não tinha mais como pegar meu filho. Ele foi praticamente sugado para a tubulação de água, eu me desesperei, foi muito rápido. Quando a gente percebeu, ele estava saindo a duas quadras e meia da minha casa. Mas ele estava muito machucado”, conta o pai.

Ainda segundo Paulo Renato, o filho teve sorte de ser levado para um local com saídajá que a tubulação tem um entroncamento que leva para baixo de um condomínio, o que faria com que a saída para a rua ficasse muito mais distante.

“Ele cruzou literalmente por toda a tubulação até chegar lá embaixo. A gente nunca imaginou que íamos encontrar ele novamente. Ele está comigo por Deus, eu fiquei impressionado, nunca tinha visto nada igual. No último bueiro, no fim da rua, onde tem um ‘T’, ele deu a sorte de sair para cima, porque ele poderia ter saído para o lado, daí a gente não conseguiria mais encontrar ele, porque a tubulação passa por baixo de um condomínio”, relata, aliviado.

O menino sofreu diversos ferimentos na região do rosto, foi levado pelo pai para atendimento médico no hospital da cidade e já recebeu alta. Ao todo, precisou receber 25 pontos.

A Secretaria de Obras de Cruz Alta, após saber do acidente, foi ao local na tarde desta terça para cobrir o bueiro aberto.