Polícia

Polícia Civil instaura inquérito para apurar denúncia de maus-tratos contra cachorro

A Polícia Civil, por meio da Delegacia dos Crimes Ambientais e Proteção aos Animais, confirmou nesta quarta-feira, 27, que instaurou inquérito para apurar denúncia de maus-tratos envolvendo um cão de pequeno porte, em Maceió.

PC/AL

Maus tratos a cachorro

A denúncia chegou ao conhecimento da polícia através de um vídeo veiculado nas redes sociais no dia 19 deste mês, assim como do registro de um Boletim de Ocorrência virtual.

O boletim de ocorrência relatava a pratica de um suposto maus-tratos a um cachorro da raça pinscher. Conforme as imagens divulgadas, um homem põe o animal, de forma brusca, na mala de veículo, no bairro do Farol.

De imediato, a equipe policial, com base nessas informações preliminares, passou a investigar o caso e instaurou um procedimento, no qual foi possível identificar o condutor do veículo e outros envolvidos.

O caso está sendo concluído, porém, o animal receberá uma visita de medicas veterinárias da SECDEF (Superintendência do Bem Estar Animal) para ser submetido a uma avaliação clínica, quando será observado os parâmetros vitais do animal, a fim de aferir se houve ou não maus-tratos e se os protocolos de bem estar animal estão sendo observados pelo tutor.

Todos os envolvidos já foram ouvidos pelo delegado  Robervaldo Davino, e de  acordo com o tutor do animal, ele estava conduzido o veículo com o animal dentro do viajante (casinha de transporte de animal) no banco de trás, quando o cão saiu da casinha, ficou solto no carro, defecou no veículo e trouxe risco na condução do automóvel. O animal estava sendo levado para ser vacinado.

Neste momento, o condutor pegou o cão e o colocou no porta malas e, segundo o condutor, ele teve a preocupação de deixar o banco traseiro rebaixado para garantir a ventilação na mala para o animal poder respirar.