A JN.1, chamada de Pirola, foi encontrada após pesquisa genômica
Uma nova subvariante de Covid-19 foi identificada em Pernambuco, a JN.1, chamada de Pirola. A identificação foi realizada pelo Instituto Aggeu Magalhães, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco, na quarta-feira (27).
A linhagem seria a principal responsável pelo aumento de casos da doença em estados como o Ceará, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo, por exemplo, segundo informações do próprio Instituto.
A pesquisa genômica ocorreu com amostras de pacientes em Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Ouricuri e Salgueiro. No total, foram processadas 46 amostras para sequenciamento, que resultaram em 30 genomas.
Entre os 30 genomas obtidos, todos foram identificados como da linhagem e sublinhagens da Ômicron (B.1.1.529- like e BA-like). Assim, foi detectado um genoma pertencente à linhagem JN.1, a Pirola.
Casos em Pernambuco
Conforme levantamento da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES), foram registrados 2.468 casos positivos de Covid-19 em Pernambuco no período entre 17 e 23 de dezembro, com a taxa de positividade de 26,9%.
A pasta pontuou que a subvariante Pirola é considerada uma “variante de interesse” pela Organização Mundial de Saúde (OMS) justamente pelo caráter de transmissão acentuada. Entretanto, ela não é vista como um grande risco à saúde pública.