O São Paulo fechou acordo com a construtora WTorre para reformar o estádio do Morumbi. O contrato prevê que o local tenha a capacidade ampliada para até 100 mil pessoas em dias de show e 85 mil espectadores para dias de jogos. A previsão é terminar tudo até 2030, ano em que o clube vai comemorar o centenário. A informação foi publicada primeiramente pela Folha de S. Paulo e confirmada pela ESPN.
Dentro de seis meses a WTorre terá de apresentar para a diretoria são-paulina um projeto detalhado para a reforma. A proposta terá de ser aprovada pelo Conselho Deliberativo do clube antes de começar. O valor total do investimento ainda não foi revelado, mas caberá à WTorre detalher o plano de negócios e a captação de recursos.
Administradora do Allianz Parque, casa do Palmeiras, a WTorre terá com o São Paulo um modelo de negócios diferente. O clube ainda será o gestor do estádio e terá autonomia para escolher datas de eventos. Assim, será possível, por exemplo, recusar a oportunidade de um show para priorizar receber alguma partida importante do time.
As conversas entre as partes alinharam também que o São Paulo receberá uma parcela da renda de todos os shows e eventos futuros no local. Fora o aumento da capacidade, a reforma vai contemplar a construção no Morumbi de um anfiteatro com capacidade para até 20 mil pessoas.
O objetivo do novo espaço é realizar eventos corporativos e palestras sem prejudicar o gramado, ao utilizar assentos localizados atrás de um dos gols do estádio. O acordo prevê ainda a construção de um estacionamento para até 2 mil veículos.
Além dessa negociação, o São Paulo fechou nos últimos dias a venda dos naming rights do Morumbi para a Mondelez por três anos. O estádio passará a se chamar MorumBIS. A ESPN revelou que o contrato gira entre R$ 75 a R$ 90 milhões e entrará em vigor em janeiro de 2024.