Futebol

Fifa e Conmebol declaram ‘volta da normalidade’ na CBF e apoio a Ednaldo Rodrigues

Lucas Figueiredo/CBF

Ednaldo Rodrigues

A Confederação Brasileira de Futebol emitiu nesta segunda-feira (8) um comunicado após a visita de executivos da Fifa e da Conmebol, que vieram ao Brasil para acompanhar de perto o processo pelo qual a entidade passou nas últimas semanas, com a saída e com o retorno de Ednaldo Rodrigues ao cargo de presidente da CBF.

Emílio Garcia, diretor de assuntos jurídicos da Fifa, e Rodrigo Aguirre, gerente jurídico da Conmebol, exaltaram a decisão de Gilmar Mendes, ministro do STF, em garantir Ednaldo Rodrigues à frente da entidade. De acordo com a CBF, o Brasil de fato corria sério risco de ser excluído de competições internacionais após o imbróglio envolvendo a escolha do presidente.

“A Fifa veio aqui para poder garantir a independência da CBF e o cumprimento dos estatutos da Fifa e da Conmebol. Ficamos aliviados com a decisão do STF que restaura a presidência da CBF a Ednaldo, estamos contentes que voltamos à situação original”, disse Garcia.

O responsável pelo Jurídico da Fifa ressaltou ainda que o “futebol brasileiro escolheu Ednaldo democraticamente”. O presidente da CBF também falou a respeito do tema e disse que será necessário “restaurar a normalidade” no esporte no Brasil.

“Temos muitos compromissos que são inadiáveis e urgentes com relação ao calendário do futebol brasileiro, com todas as competições”.

“É o que sabemos fazer e organizar. Queremos que a partir de agora nos concentremos no desenvolvimento do futebol brasileiro, em todos as suas modalidades, em todos os seus segmentos e em todos os seus Estados”, disse o mandatário.