A empresa BRK Ambiental foi autuada nesta terça-feira, 09, pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) por conta de um transbordamento de esgoto sem tratamento na Avenida Deputado Humberto Mendes, às margens do Riacho Salgadinho.
O caso foi descoberto após denúncias de populares que davam conta de um intenso transbordamento nos poços de visita, nas proximidades da estação elevatória de esgoto da BRK, no Centro de Maceió.
Segundo o órgão ambiental, o alagamento causou transtornos para os moradores e para quem passava na avenida, além do dano ambiental ao lançar de forma irregular os efluentes sem tratamento na via, que acabaram chegando ao Riacho Salgadinho, que deságua no mar.
A infração está prevista no Código Municipal de Meio Ambiente (Lei Nº 4548/96), nos artigos 113 e 177, que dispõem sobre a proibição do lançamento de esgoto, mesmo que tratado, nas praias ou na rede de águas pluviais, e no artigo 178, incisos III e XX, que tratam sobre a falta de comunicação ao órgão ambiental do episódio e do despejo de efluentes na rede de colisão de águas pluviais. Após o recebimento da autuação, a empresa terá 30 dias para apresentar defesa junto à Semurb.
Outras atuações
Ainda nesta terça-feira, a BRK Ambiental foi autuada por outros dois crimes ambientais no bairro Jaraguá. Durante as fiscalizações, foram identificados o extravasamento da rede esgoto na Rua Rocha Cavalcante e a ligação clandestina da rede de esgoto da BRK à rede de galerias de águas pluviais na Rua Sá e Albuquerque.
Como denunciar
A população pode denunciar infrações ambientais, ao entrar em contato pelo número (82) 3312-5242 ou enviar um e-mail para coord.fiscalizacaoambiental@
A colaboração da sociedade desempenha um papel fundamental na preservação do meio ambiente.