Futebol

Emocionado, Dorival Júnior promete ‘seleção do povo’ e trabalho de excelência: ‘Time que volte a passar credibilidade’

Confederação Brasileira de Futebol

Dorival Júnior durante coletiva da seleção brasileira, em 11 de janeiro de 2024

Nesta quinta-feira (11), Dorival Júnior foi apresentado oficialmente como novo técnico da seleção brasileira.

Após assinar o contrato na presença do presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ednaldo Rodrigues, o ex-comandante do São Paulo concedeu sua 1ª coletiva como chefe da equipe canarinho.

Bastante emocionado após superar uma série de dramas pessoais nos últimos anos, Dorival prometeu montar uma “seleção do povo” e pediu apoio dos torcedores para superar o momento difícil vivivo pelo Brasil.

“É uma satisfação. Estou sinceramente emocionado depois de tudo o que vivi e passei na minha vida, principalmente nesses últimos seis, sete anos em que consegui vencer dois momentos de dificuldade dentro do meu lar. A minha esposa com um câncer muito agressivo, logo em seguida eu fui diagnosticado. Isso serviu para que eu me fortalecesse ainda mais e pudesse repensar em alguns pontos da minha carreira”, iniciou.

“Hoje, completo 20 anos de treinador. Quatro a cinco anos parado nesse intervalo todo. 14 títulos alcançados, dois vice-campeonatos brasileiros, com o Santos em 2016 e com o Flamengo em 2018. É uma carreira para a qual me dediquei desde o início, de corpo e alma. Não imaginava que pudesse acontecer num momento como este, até porque um grande amigo meu aqui estava, o Fernando (Diniz), por quem eu tenho um carinho e um respeito muito grande”, seguiu.

“Hoje, eu estou aqui representando a seleção mais vencedora e campeã do planeta. Aqui inspirou muitos no mundo todo e tem por obrigação, voltar a fazer o mesmo. O futebol brasileiro é muito forte, ele se reinventa e não pode viver um momento como esse que está passando. Que nos sirva de lição para que rapidamente nós absorvamos e possamos encontrar um novo caminho”, apontou.

“Nós aprendemos com o futebol brasileiro o caminho das vitórias e precisamos reencontrar esse momento. Estou aqui de coração aberto buscando fazer a minha primeira convocação justamente ao torcedor brasileiro, para que ele passe a viver um pouco mais a sua seleção, que ele acredite mais na seleção”, observou.

“É natural que seja obrigação de todos nós fazemos o nosso melhor para que possamos entregar ao torcedor uma seleção confiável e que volte a passar credibilidade a todos nós. Peço de coração que o torcedor volte a participar do dia-a-dia e que vivencie a nossa seleção como sempre foi”, salientou.

“Em um segundo momento, convoco cada um dos senhores (jornalistas). Nós não podemos nos dividir entre uma seleção com nome de Felipão, Tite, Mano Menezes, Diniz. Não. Temos uma seleção brasileira, do povo. A partir de agora não é uma seleção do Dorival, é uma seleção do povo brasileiro. Vamos tentar trabalhar nesse sentido. Espero que cada um de vocês nos ajude e nos auxilie nesse momento. Estamos passando por um momento difícil, mas não impossível de revertermos rapidamente”, argumentou.

“Quem tiver uma observação que possa nos ajudar, nós estaremos abertos. Para qualquer contato possível. Eu conto com todos vocês, para que o futebol brasileiro volte a estar num grande momento”, clamou.

“Não tem culpados (pelo momento do futebol brasileiro). Não tem interferências, não tem nada disso. O que nós precisamos a partir de agora é buscar soluções. Espero que cada um de vocês nos ajude. Não podemos ter o futebol brasileiro dividido, temos que ser únicos. Estamos representando e trabalhando para o povo brasileiro”, argumentou.

A estreia de Dorival como técnico do Brasil será nos amistosos da Data Fifa em março.

Dia 23, a equipe atua contra a Inglaterra, em Wembley. Depois, a adversária será a Espanha, provavelmente no dia 26, em Madri.

O local e data da segunda partida ainda não estão confirmados.