Destaque do Manchester City, Ederson foi eleito o melhor goleiro do mundo no prêmio The Best da Fifa 2023, nesta segunda-feira (15). A cerimônia foi realizada em Londres.
Yassine Bounou, atualmente no Al Hilal, e Thibaut Courtois, do Real Madrid, foram os concorrentes de Ederson, que brilhou na temporada pelo time de Pep Guardiola.
O brasileiro conquistou a tríplice coroa (Premier League, Copa da Inglaterra e Champions League). Na competição continental, Ederson foi protagonista na final diante da Inter de Milão.
Se Rodri fez o gol da primeira conquista, Ederson virou um paredão e fechou o gol. Já nos acréscimos, ele fez uma defesaça e parou Romelu Lukaku, garantindo o título da Champions League.
Foi a primeira vez que Ederson faturou o prêmio de melhor goleiro. O último brasileiro a ganhar a honraria foi Alisson, em 2019.
No futebol feminino, Mary Earps, da seleção da Inglaterra e do Manchester United foi a eleita. Vale ressaltar que o goleiro brasileiro ficou de fora da eleição da seleção, com Courtois em seu lugar.