O prêmio será destinado para o gol mais bonito na versão feminina.
A alagoana Marta – a jogadora mais premiada pela FIFA – foi homenageada durante a cerimônia do Fifa The Best. O nome da jogadora premiará o gol mais bonito no futebol feminino. A homenagem ocorreu na tarde desta segunda-feira (15) em Londres, na Inglaterra.
A eterna camisa 10 da Seleção Brasileira de Futebol Feminino é natural da cidade de Dois Riachos, no sertão alagoano, e tem 37 anos de idade. Ela é a jogadora mais premiada da Fifa, com seis troféus como a melhor do mundo. A premiação foi conquistada entre os anos de 2006 e 2018.
A FIFA decidiu eternizar o nome da alagoana assim como aconteceu com o Púskas e é a primeira vez na história que uma atleta em atividade receberá uma honraria da organização. O Prêmio Marta será a versão feminina do gol mais bonito do ano.
Durante a cerimônia, a jogadora destacou que sempre é difícil subir no palco e não se emocionar e que é uma grande motivação para continuar a busca para evoluir. “Muito obrigado, meu coração é só gratidão”, falou ela.
Em 2023, Marta se despediu das Copas do Mundo, infelizmente sem o título. Ela disputou seis edições e é a maior artilheira com 17 gols marcados.