Futebol

Alagoano Zagallo será homenageado no troféu da Recopa Catarinense entre Criciúma e Marcílio Dias

O Velho Lobo ganhará uma singela homenagem da Federação Catarinense de Futebol (FCF)

Fernando Ribeiro/FCF

Fernando Ribeiro/FCF

Assim como aconteceu com Pelé, que foi homenageado nos troféus do Campeonato Paulista e do Brasileirão, Mário Jorge Lobo Zagallo, que faleceu no início do ano, também será eternizado. A Federação Catarinense de Futebol (FCF) gravou o nome do tetracampeão mundial com a seleção brasileira na taça da Recopa Catarinense, que será disputada nesta terça-feira, às 21h30, entre Criciúma e Marcílio Dias.

O duelo, a ser disputado no Heriberto Hülse, coloca frente a frente o atual campeão do Campeonato Catarinense (Criciúma) e o vencedor da Copa Santa Catarina (Marcílio Dias). Além do nome do Zagallo, a palavra “campeão” também foi gravada no troféu.

Apesar de ter recebido essa honraria da FCF, Zagallo nunca “criou raízes” em Santa Catarina em seu vasto currículo no futebol. Como jogador, o ex-meia atuou por Botafogo-RJ e Flamengo-RJ. Já como técnico, concentrou seu trabalho no Rio de Janeiro, tendo uma rápida passagem pela Portuguesa, além de ter comandado clubes do exterior.

Zagallo foi marcar época na seleção brasileiro, sendo tetracampeão mundial – duas vezes como jogador, uma como treinador e uma como coordenador. Só não esteve na conquista de 2002. A lembrança, inclusive, é por tudo que o “Velho Lobo” fez pelo esporte.

“Dono de uma superstição com o número 13 e autor de frases célebres, Mario Jorge será lembrado por ser o treinador da elegante e talentosa Seleção Brasileira de 1970, uma das equipes mais geniais do futebol mundial”, diz parte da nota emitida pela entidade.

CATARINENSE

No Campeonato Catarinense, o Criciúma estreia em um clássico. O time carvoeiro enfrenta o Figueirense no dia 20 de janeiro, às 16h30, no Heriberto Hülse.