Mundo

Israel pede que agência da ONU em Gaza faça investigação interna urgente

Reuters

Reuters

O Ministério das Relações Exteriores de Israel disse que espera que a principal agência de ajuda humanitária das Nações Unidas em Gaza realize uma investigação interna urgente depois que demitiu funcionários supostamente envolvidos no brutal e mortal ataque do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023.

“É importante que a ONU realize uma verificação interna completa sobre a atividade do Hamas e outros fatores terroristas em suas agência, a fim de garantir que a atividade humanitária da organização não seja aproveitada”, disse o Ministério das Relações Exteriores nesta sexta-feira (26).

A CNN contatou a Agência das Nações Unidas de Assistência e Trabalho para Refugiados Palestinos, para obter detalhes sobre a natureza do suposto envolvimento e quais informações as autoridades israelenses compartilharam com a agência, mas não tinham informações adicionais para compartilhar.

O chefe da agência, Philippe Lazzarini, disse que uma investigação está sendo lançada, e qualquer um envolvido será responsabilizado, “inclusive por meio de processo criminal.”