Interior

Fenômeno: hóspedes relatam intoxicação em massa em resort no Litoral Norte de Alagoas

Segundo relatos, sintomas de enjoo, febre, tosse e espirros tomaram conta das pessoas no local.

Reprodução

Reprodução

Uma onda de mal-estar tomou conta de hóspedes de um resort localizado na Barra de Santo Antônio, no Litoral Norte de Alagoas. O caso foi registrado entre essa quarta-feira (31) e esta quinta (1º), segundo relatos de algumas pessoas que estão hospedadas no local.

De acordo com um dos relatos, mais de 400 pessoas teriam passado mal, apresentando, entre outros sintomas, febre, tosse e espirros. Segundo o hóspede, que é de Ribeirão Preto (SP) e chegou ao local no último sábado (27), o mal-estar foi tão intenso que, mesmo com muitas pessoas hospedadas no hotel, as principais instalações do resort estariam vazias, inclusive as piscinas e os locais onde são realizadas as refeições. Por outro lado, o posto de saúde do local e os quartos estariam cheios, com os hóspedes passando mal.

Fenômeno

Em contato com o Alagoas 24 Horas, um biólogo esclareceu que a exposição ao fenômeno natural Maré Vermelha pode causar sintomas semelhantes aos relatados pelos hóspedes. Este fenômeno se dá pelo crescimento excessivo de microalgas planctônicas que liberam toxinas, podendo ser levadas pelo ar através do respingo de ondas e do vento. Nesse cenário, a proximidade do resort ao mar poderia explicar os sintomas sentidos pelos hóspedes.

A Secretaria Municipal de Saúde da Barra de Santo Antônio emitiu um alerta na manhã desta quinta-feira (1) chamando atenção para o fenômeno. No comunicado, o órgão informa a alteração nos mares e recomenda evitar ir à praia e tomar banho de mar. Dentre os sintomas estão diarréia, enjoos, vômitos, dores de estômago, tremores, ardor e secura nos olhos, irritações na pele e dificuldades respiratórias.

O tratamento consiste em hidratação oral ou venosa e uso de medicamentos prescrito por médicos para tratar os sintomas.

Divulgação

Divulgação

A equipe de reportagem do Alagoas 24 Horas entrou em contato com o hotel, e a equipe replicou a nota emitida pela prefeitura da Barra de Santo Antônio.

Bombeiros acionados

A assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) esclareceu que foi acionada para uma ocorrência no resort. Inicialmente, a demanda seria de um suposto vazamento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), no entanto, ao chegarem no local, não constataram vazamentos.

Os hóspedes, que também relatavam mal estar e forte cheiro, foram orientados pelos bombeiros a buscar locais mais arejados e, caso apresentassem sintomas, levados para a unidade de emergência mais próxima para receber atendimento médico.