A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas informou nesta sexta, 2, por meio da sua assessoria, que solicitou a correção dos dados do Ministério de Justiça e Segurança Pública, que apontam Alagoas como um dos cinco estado do país que registraram aumento no número de crimes violentos letais intencionais (CVLIs).
Em entrevista coletiva na quarta, 31, com a presença do então ministro Flávio Dino e do presidente Lula, Alagoas foi anunciado como estado que teve incremento de 2,2% no número de assassinato em relação ao ano anterior. RELEMBRE AQUI.
O dado é questionado pela cúpula da segurança do Estado, que afirmou por meio da nota que solicitou a correção dos dados enviados pelo Núcleo de Estatísticas e Análise Criminal (Neac) da SSP/AL. Veja a nota na íntegra:
A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Alagoas informa que ocorreu uma não conformidade pela Senasp em relação aos dados enviados pelo Núcleo de Estatísticas e Analise Criminal (Neac) e publicados pelo Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Um documento já foi enviado pela SSP informando a inconformidade nos dados e a solicitação da correção, pois diferente do que foi divulgado Alagoas obteve uma redução de 1% e não um aumento de 2,2% no número de mortes violentas em 2023.
Vale salientar que, em números absolutos, foi o segundo menor número de homicídios registrados em Alagoas em toda a série histórica.