Futebol

Thiago Silva se vê mais respeitado na Europa e desabafa sobre 2014: ‘Para o Brasil, sou considerado chorão’

Lucas Figueiredo / CBF

Thiago Silva

Titular absoluto do Chelsea há três temporadas, Thiago Silva ainda não sabe qual será seu futuro a partir do segundo semestre. O zagueiro de 39 anos tem contrato até o fim de junho com o time de Londres e usa as semanas que antecedem o encerramento do vínculo para pensar no próximo passo da carreira.

Mas uma coisa é certa: aposentadoria não faz parte dos planos.

“Com 39 anos, estou mais próximo do meu final de carreira. Continuarei jogando futebol, porém onde ainda não está decidido”, afirmou o camisa 6, em entrevista exclusiva à ESPN. “Tenho alguns dias para pensar e repensar naquilo que eu vou fazer”.

Quando se fala no futuro de Thiago Silva, automaticamente a torcida que mais cria expectativa é a do Fluminense. O zagueiro virou o “Monstro” nas Laranjeiras antes de se transferir para o Milan e iniciar a trajetória de sucesso na Europa, que teve ainda uma longa passagem pelo PSG.

Mas a volta ao Brasil ainda é uma questão a ser analisada pelo experiente jogador, que ainda guarda lembranças de tudo que viveu durante e após a Copa do Mundo de 2014.

Na ocasião, Thiago Silva ficou marcado pelo choro durante a disputa de pênaltis entre Brasil e Chile, nas oitavas de final. Por toda a carreira realizada no Velho Continente, o defensor acredita que é mais respeitado em solo europeu.

“Não creio que eu seja mais conhecido na Europa do que no Brasil, mas acredito que um pouco mais respeitado aqui do que lá, isso sim. Mas são poucos que não têm empatia comigo. Alguns falam para milhões de pessoas e formam opiniões. Hoje, para o Brasil, eu sou considerado chorão”, disse o brasileiro, que continuou.

“E eles não veem quanto eu fui forte. Eu briguei contra tuberculose e quase vim a óbito. Isso me fez muito forte. E o choro não é situação de gente fraca, é de pessoa corajosa, e eu sempre fui muito corajoso na minha vida”.

Na temporada, Thiago Silva soma 26 partidas pelo Chelsea, que ocupa a 10ª colocação da Premier League, com 31 pontos. O próximo compromisso é no domingo (4), às 11h (de Brasília), contra o Wolverhampton.