Polícia

Golpistas se passam por órgão federal e alegam falsas multas para estorquir vítimas; Entenda!

Um novo golpe que circula pela internet consta na circulação de e-mails e ligações onde os criminosos tentam se passar pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) alegando falsas multas por irregularidades que teriam sido cometidas pelas vítimas, que, por sua vez, são induzidas a pagar os valores para os golpistas, sem saber que trata-se, na verdade, de um golpe.

A estratégia vem sendo utilizada, não só com a PRF, mas com nomes e siglas de outros órgãos públicos, especialmente os que atuam na atividade de fiscalização. Por outras vezes, as ligações informam uma suposta concessão de benefícios como prêmios, promoções e até milhas.

Nos últimos dias, a PRF identificou a circulação dos e-mails onde os golpistas, alegando multas nos nomes das vítimas, tentam direcioná-la para um QR Code para, desta forma, conseguir o dinheiro de quem efetua o pagamento.

Como se proteger?

No comunicado, a PRF esclarece que todas as notificações de autuações emitidas pelo órgão são enviadas através dos Correios ou incluídas no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), que está disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, do Governo Federal. As infrações, quando publicadas em forma de edital no Diário Oficial da União, também podem ser consultadas no site oficial da PRF.

Site oficial:

https://www.gov.br/prf/pt-br/servicos/multas/nada-consta

https://www.gov.br/prf/pt-br/assuntos/notificacao-por-edital

PRF/Divulgação

PRF/Divulgação

Diante disso, a PRF orienta que, para consultar supostas multas, a pessoa deve ir direto na fonte, uma vez que o site oficial da PRF disponibiliza todas as informações sobre as autuações emitidas pela corporação.

  • Desconfie sempre: uma simples pesquisa em sites e ferramentas de busca disponíveis na internet ajuda a desmascarar fraudes e fake news;
  • Proteja-se. Mantenha seus equipamentos, contas e perfis protegidos com senhas longas, com diferentes caracteres. Evite usar dados pessoais; não reutilize suas senhas; ative a verificação em duas etapas; acesse os sites digitando a URL no navegador ou usando aplicativos oficiais.
  • Cuidado com contas falsas. Contas falsas costumam usar bots para multiplicar os boatos e golpes. Bot, originado de robot (robô, em inglês), refere-se a um tipo de programa que permite automatizar tarefas e que pode ser usado tanto para fins legítimos como maliciosos.