A Igreja Batista Betel comemora seu centenário no primeiro sábado do mês de março. Sua presidente em exercício, Eliane Lira, informou que os 100 anos daquela comunidade eclesiástica, ocorreu oficialmente no dia 14 deste mês. Mas, por coincidir com a data que marcava o fim do Carnaval, a celebração foi transferida para o próximo dia 2, às 20h.
Chegar a um século de existência, na avaliação da presidente da Igreja, “é um grande privilégio para todos que fazem a Betel”. Segundo ela, “Deus, na Sua graça e misericórdia, tem nos permitido servir através da pregação do Evangelho, adoração, intercessão e ação social, entre outros meios, para alcançarmos vidas em nosso Estado durante esses anos”.
Eliane Lira agradece a Deus pela vida de cada irmão ou irmã que ajudou na construção da Igreja Centenária e de sua história. “Rogamos ao Pai Celestial que nos permita continuar cumprindo a instrução dada por Jesus em Mateus 28.19, versículo em que Ele nos manda fazer discípulos e anunciar o Evangelho por todas as nações…”
O pastor Epímaco Marcos Gonçalves, que pastoreou Betel dos anos 1993 a 1999, será o mensageiro da celebração do dia 2. Atualmente, ele atua na área de proclamação (missões e estudo bíblico) na Igreja Batista Sião, em Salvador/BA, liderada pelo pastor Walter Santos Baptista. Ensina no Seminário Teológico Batista do Nordeste. No domingo, dia 3 de março, às 18h, ele também pregará em Betel.
O templo da Igreja fica localizada na Rua Celso Piatti, 521, no bairro Jaraguá, em Maceió, capital de Alagoas (Rua do Centro de Convenções). No interior do Estado, a Igreja está presente com duas Congregações no município de Atalaia e uma em Capela; todas elas com dirigentes locais propagando o Reino de Deus em suas comunidades.
ALAGOAS PARA CRISTO
No livro Conquistando Alagoas para Cristo, de autoria do pastor e escritor Evilásio Rodrigues Prado, oito Igrejas Batistas chegaram até agora ao marco centenário plantando a semente do Reino de Deus no Estado. “A ordem cronológica começa pela Primeira Igreja Batista de Maceió (PIB Maceió), na Levada (em 17-5-1885)”, disse o pastor
Na sequência, segundo ele, vem a PIB de Rio Largo (em 7-9-1900), a PIB de Penedo (15-12-1901) e a PIB de Atalaia (4-11-1907). “Em Maceió, temos a Igreja Nova Sião (IB Nova Sião), no bairro Poço (14-4-1913). Depois, a PIB de União dos Palmares (7-8-1921), IB do Farol, no bairro Farol (19-8-1917), e a IB Betel, no bairro Jaraguá (em 14-2-1924)”, concluiu.