Acervo foi criado a partir de obras doadas por artistas que passaram pela casa
A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) traz pela primeira vez a exposição “Nossa História”, apresentando uma coleção valiosa de obras de arte que refletem a diversidade e a riqueza cultural de nosso estado. Com obras de acervo próprio criado a partir de doações de artistas que participaram das ações expositivas e culturais da casa, a exposição inicia sua primeira edição e espera poder repetir a mostra por todos os anos à frente.
A exposição estará localizada nos pisos térreo e mezanino, da galeria do Complexo Cultural Teatro Deodoro e terá abertura no dia 29 de fevereiro, às 19h. Visitações serão totalmente gratuitas e a galeria funcionará todos os dias. De segunda a sábado, o horário será das 8h às 18h. Aos domingos, o horário permanece sendo das 14h às 17h.
A exposição é composta por obras em desenho, pinturas, fotografias, esculturas e outras formas de expressão artística, onde cada uma carrega em si uma história única e significativa, tanto por representar um olhar único de seu artista quanto por representar um momento único do nosso contexto, construído diariamente e por diversos anos, através das doações de mais de 40 artistas..
A primeira edição da “Nossa História”, com curadoria de Marià Marcelino e Levy Paz, busca não só expor diferentes técnicas de artistas locais como, também, oferecer uma forma de apreciar e celebrar o legado cultural do nosso estado, honrando a memória de cada obra, cada artista, cada momento vivenciado por nós alagoanos. A exposição conta com mais de 40 obras de diferentes artistas.
Sandra Menezes, Diretora Presidente da Diteal, expressa grande alegria em compartilhar o acervo da casa. “É um testemunho do trabalho árduo e do compromisso que a Diretoria de Teatros tem com a valorização e a preservação da arte e da cultura em Alagoas”, diz.
Nidiane Oliveira, Gerente Artística e Cultural da Diteal, relembra o papel fundamental que as artes visuais desempenham na sociedade, expressando o pensamento do ser humano, suas emoções e anseios. “A exposição não apenas celebra esses artistas, mas também agradece a eles por sua contribuição. Além das exposições regulares, essa iniciativa será anual, é uma maneira significativa de reconhecimento e gratidão. Convido a todos a visitarem a exposição e apreciarem o rico acervo que representa nossa história e cultura”, afirma.