Após a morte trágica da gerente de uma loja de cosméticos, Valkiria Brito, na noite de ontem, o Centro de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM), uma organização sem fins lucrativos, irá promover na próxima sexta-feira, 1º de março, um ato público de combate e prevenção à violência sofrida por mulheres. A manifestação está marcada para as 15h em um shopping center, localizado no Complexo Benedito Bentes, parte alta de Maceió.
Segundo a instituição, durante a mobilização, haverá panfletagem e orientações sobre violência contra a mulher. O CDDM também convocou as mulheres alagoanas para participar da manifestação.
Na noite de domingo, 25, Valkiria de Brito Cavalcanti, de 40 anos, trabalhava uma loja de cosméticos, que fica dentro de um shopping center, no Benedito Bentes, quando foi assassinada pelo ex, Edvaldo Bemvindo da Silva. Após atirar na gerente do estabelecimento comercial, o acusado tirou a própria vida.
De acordo com as primeiras informações, Valquíria e Edvaldo mantiveram um relacionamento por cerca de dez anos, entre idas e vindas e estava separado há cerca de seis meses. O casal tinha um relacionamento conturbado, contudo, a polícia judiciária confirmou que a vítima nunca interpôs medida protetiva contra o companheiro. A mulher deixa três filhos de outro relacionamento. Ontem, o suspeito entrou no shopping e invadiu a loja. Ele abriu fogo contra a vítima e, em seguida, se matou. O fato gerou tumulto dentro do shopping. Diversas pessoas se assustaram e houve correria.
O corpo de Valkiria está sendo velado no Memorial Parque Maceió, no Benedito Bentes, e será sepultado às 19h desta segunda-feira, 26.
Por meio de nota, a Casa Léa, empresa que a vítima trabalhava, lamentou o caso e informou que está prestando todo o apoio necessário aos filhos e familiares de Valkiria.
Confira nota:
Com imenso pesar e profunda tristeza, a Casa Léa lamenta o trágico falecimento de Valkiria Brito, valiosa integrante da nossa equipe, em um ato de violência que ocorreu no dia de ontem. Este crime de feminicídio, deixou-nos todos em estado de choque e dor.
Sua perda é irreparável para nossa empresa, sua família e amigos.
Estamos empenhados em prestar todo o apoio necessário para seus filhos e família durante este período extremamente difícil.
Conclamamos a todos para que se unam em solidariedade contra a violência de gênero e que juntos possamos trabalhar para criar uma sociedade mais segura e acolhedora para todas as mulheres.