Brasil

Homem é preso acusado de espancar até a morte torcedor do Santa Cruz em ataque de torcida organizada a ônibus

Lucas Gabriel tinha 21 anos quando foi espancado até a morte — Foto: Reprodução/WhatsApp

A Polícia Civil prendeu nesta quinta-feira (29) um homem acusado de ter espancado e matado o torcedor do Santa Cruz Lucas Gabriel Rosendo, na época com 21 anos, durante um ataque de torcida organizado a um ônibus em Olinda. O crime aconteceu em 21 de maio de 2023 e o criminoso estava foragido desde julho, quando foi expedido um mandado de prisão temporária contra ele.

De acordo com as investigações, a vítima, Lucas, estava indo para um jogo do Santa Cruz contra o Campinense (PB) com outros torcedores quando criminosos invadiram o coletivo.

Um deles era José Amaro de Lima Neto, de 24 anos, que foi preso na manhã desta quinta-feira (29). Ele foi capturado no bairro de Águas Compridas, em Olinda. Ele é acusado de ter praticado homicídio.

A prisão de José faz parte da operação “Olho no Lance”, deflagrada em maio do mesmo ano e que investiga os envolvidos na morte de Lucas.

De acordo com os autos do processo, a polícia apurou a existência de 15 coautores do crime, contando com José, que planejaram o ataque por meio um grupo de WhatsApp.

Os criminosos eram integrantes da torcida organizada do Sport e, além de espancarem Lucas até a morte, também roubaram o tênis, celular e camiseta da vítima.

Recentemente, o Sport foi proibido de jogar com a presença da torcida em partidas promovidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) após uma torcida organizada do clube apedrejar um ônibus do Fortaleza (CE) e ferir seis jogadores depois de uma partida.

De acordo com o mandado de prisão expedido contra José Amaro de Lima Neto, um dos criminosos publicou nas redes sociais fotos rasgando a camisa ensanguentada de Lucas para “exibir como um troféu”.

“A organização criminosa pratica crimes, como os dos autos, de maneira reiterada e fundamentada no fanatismo pelo time Sport Club do Recife, e os integrantes possuíam complexo grau de organização, haja vista que dividiam as tarefas, tais como recrutamento, reuniões, escolha de datas e locais para os encontros”, afirmou a juíza Isis Miranda de Souza Machado, nos autos do processo.

g1 perguntou à Polícia Civil para qual unidade prisional José Amaro de Lima Neto foi levado, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.

Relembre o caso

 

  • Em 21 de maio, Lucas Gabriel Rosendo estava em um ônibus da linha Rio Doce/CDU, a caminho do jogo do Santa Cruz contra o Campinense (PB), no estádio do Arruda, na Zona Norte do Recife;
  • No momento do desembarque, em Olinda, para pegar um segundo ônibus que o levaria ao estádio, a confusão entre as organizadas começou;
  • Em um vídeo enviado ao WhatsApp da TV Globo, também é possível ver Lucas caído no meio-fio, na Avenida Olinda Dom Hélder Câmara, e um homem em cima dele, agredindo-o;
  • Após o crime, o jovem foi levado para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Cidade Tabajara, também em Olinda, onde teve uma parada cardiorrespiratória e morreu no dia 22 de maio;
  • Lucas foi enterrado no dia seguinte, no Cemitério de Guadalupe, em Olinda. Na cerimônia, estiveram presentes familiares e amigos de Lucas Gabriel. Alguns deles foram com a camisa do Santa Cruz para homenageá-lo.
  • Ao g1, o delegado Victor Leite, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), disse que a briga começou depois que integrantes da organizada do Sport colocaram uma geladeira no meio da via para parar o ônibus onde Lucas estava;
  • Ainda de acordo com o delegado, as agressões foram feitas com pedregulhos e pedaços de madeira;
  • À polícia, a família de Lucas confirmou que ele também era integrante de torcida organizada. No entanto, uma vítima sobrevivente ao ataque e amigo de Lucas negou a informação em depoimento à polícia e disse que o jovem não participava de torcida organizada.
  • Em 2 de agosto, seis suspeitos foram presos pela polícia nas cidades de Recife, Paulista e Olinda.

Confusões entre torcidas organizadas

 

Em 20 de janeiro, um policial e dois torcedores foram baleados em uma briga de torcedores do Sport e do Santa Cruz, também em Olinda. A confusão aconteceu momentos antes do primeiro clássico do ano entre os dois times.

De acordo com a PM, 10 integrantes de torcidas organizadas foram presos com artefatos explosivos, rojões, soqueiras, celulares e camisas de organizadas. Entre os presos, alguns respondem por diversos crimes, inclusive homicídio.

Neste mês, em 22 de fevereiro, seis jogadores do Fortaleza ficaram feridos após integrantes de uma torcida organizada do Sport apedrejarem o ônibus do time depois de um jogo entre as equipes.

O ato de violência aconteceu próximo ao quilômetro 9 da rodovia BR-232, no sentido interior – quando supostos torcedores jogaram pedras e rojões contra o ônibus. . Os relatos dão conta de que cerca de 100 pessoas praticaram os ataques.