Educação

Semed apresenta ao MP ações em andamento para solucionar problemas históricos da rede pública de ensino

MP acompanhará cronograma de trabalho, que inclui ampliação do número de vagas, reforço de pessoal e climatização de 100% da rede

Ascom Semed

Ascom Semed

As ações adotadas pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) para solucionar problemas históricos de infraestrutura e em outras áreas na rede pública de ensino foram apresentadas preliminarmente ao Ministério Público de Alagoas (MPAL), em reunião ocorrida na quarta-feira (28).

A secretária municipal de Educação, Jó Pereira, e o secretário do Gabinete Civil da Prefeitura de Maceió, Felipe Lins, foram recebidos pelos promotores de Justiça Gustavo Arns e Lucas Sachsida. Ficou definido que, no dia 15 de março, o Município apresentará o detalhamento do cronograma de ações da Semed, que serão acompanhadas pelo MP.

Jó Pereira historiou os desafios da pasta e apontou os relevantes avanços – em andamento ou já obtidos pela gestão -, a exemplo da ampliação do número de vagas na Educação Infantil, que passou de 5 mil em 2021 para 11 em 2023 e, até o final deste ano, deve chegar a 20 mil, um recorde para o município, com a ampliação significativa também da educação em tempo integral, de 2.300 matrículas no ano passado para 5 mil no primeiro semestre de 2024, com previsão de chegar a 8 mil até dezembro.

Para resolver parte do número mínimo de profissionais necessários na rede de ensino (outro problema histórico), dar suporte às escolas e profissionais que diariamente fazem o melhor para os estudantes, e atender as novas demandas, a Semed realizou um PSS, cuja homologação foi publicada nesta semana e no qual serão convocados, inicialmente, quase 800 profissionais.
A Jornada Pedagógica 2024, que acontece nos dias 4, 5 e 6 de março, com o apoio da Fundepes, também foi citada pela secretária, como sendo “o pontapé do ano letivo” e mais um investimento da gestão na formação profissional dos integrantes da rede pública municipal de ensino, que reflete diretamente no aprendizado dos estudantes.

Outra ação apontada foi a aquisição de fardamento completo, que será entregue a partir de março, para todos os quase 55 mil estudantes da rede pública.

Infraestrutura

Em relação aos problemas estruturais, lembrando sempre que o foco da gestão é o estudante, a secretária pontuou que o desafio é conjugar as reformas e manutenções necessárias com a continuidade das aulas, sem prejuízos ao calendário escolar.

“Temos enfrentado e solucionado, da forma mais célere possível, todos os desafios históricos, que são inúmeros, Sobre a infraestrutura, há um cronograma anual de manutenções programadas realizadas rotineiramente nas unidades de ensino, seguindo um planejamento organizado pela gestão para enfrentar o grave e antigo problema da ação do tempo nos edifícios e equipamentos e na infraestrutura de alguns imóveis, que sofrem ainda mais com questões climáticas alheias a nossa vontade, como as fortes chuvas e ventanias”, esclareceu Jó, acrescentando que está sendo implantado um projeto de caixa de custeio que dará maior autonomia para que diretores escolares possam executar pequenas reformas e reparos com mais rapidez.

“A Semed não parou em momento algum de focar e de enfrentar desafios históricos, priorizando o fortalecimento do processo de aprendizagem para todos e em diálogo constante com os dedicados profissionais da rede. O MP foi informado e compreendeu todos esses encaminhamentos”, completou.

Climatização

Questionada sobre a climatização das unidades escolares, a secretária explicou e comprovou que está em andamento, desde o ano passado, um projeto de requalificação elétrica dos imóveis para que todas as unidades escolares estejam climatizadas até o fim de 2024. “Muitos prédios são antigos e têm instalações elétricas que não suportam a carga necessária para o funcionamento de uma unidade escolar, por essa razão, visando a segurança dos alunos e servidores públicos, antes de realizarmos a climatização, estamos primeiro solucionando os problemas da rede elétrica”, detalhou Jó Pereira.

Hoje, já estão totalmente climatizadas nos ambientes de aprendizagem e outros setores pedagógicos, as seguintes unidades: CMEI José Orlando Cajé; Escola Municipal Walter Pitombo Laranjeiras; CMEI Heloisa Marinho De Gusmão Medeiros; CMEI Luiz Calheiros Júnior; CMEI Martha Celia de Vasconcellos Bernades; Escola Municipal Professora Hévia Valéria Maia Amorim; Escola Municipal Radialista Edécio Lopes; CMEI Ivaneide Maria Santana Farias; e CMEI Estudante João Pedro da Silva Bernardino.

Entre 2023 e o início de 2024 foram instalados 232 aparelhos de ar-condicionado e a Semed conta com 218 equipamentos em estoque, tendo outros 335 em processo de aquisição. Por questões de segurança, no entanto, os objetos só serão instalados à medida que a requalificação elétrica seja realizada.

Enquanto a climatização não é concluída em toda a rede escolar, a Semed adquiriu mil ventiladores que já estão sendo distribuídos entre as escolas onde há demanda, e iniciou as tratativas com fornecedores para aquisição de nova remessa.

Também participaram da reunião a superintendente de Governança da Semed, Marcelle Telles, e o diretor de Infraestrutura e Patrimônio, João Paulo.

Recentes