Maceió

Donos de pocilgas são notificados durante fiscalização em Maceió

Operação aconteceu nos bairros do Vergel do Lago, Trapiche e Levada. Foto: Vigilância Sanitária

Proprietários de pocilgas de Maceió foram notificados nesta terça-feira, 05, durante uma operação de combate clandestino de suínos realizda pela Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) nos bairros do Vergel do Lago, Trapiche e Levada.

Segundo informações da Visa, a criação de suínos na zona urbana da Capital é proibida conforme a lei municipal nº 5.318/2003, por representar um grave risco à saúde pública. Com isso, os donos das pocilgas terão um prazo de 30 dias para retirar os animais dos locais.

Os porcos serão recolhidos caso não sejam retirads no prazo estipulado. Além da Visa, participaram da ação a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Batalhão Militar de Polícia Ambiental, Guarda Municipal e Delegacia de Crimes Ambientais.

População pode denunciar irregularidades

Para denunciar pocilgas clandestinas e demais irregularidades que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.