Futebol

Vasco flerta com vexame contra o Água Santa, mas vence nos pênaltis e se classifica na Copa do Brasil

O Vasco está classificado Copa do Brasil. E foi com (muita) emoção. Nesta quinta-feira (7), em São Januário, o Cruzmaltino recebeu o Água Santa, pela 2ª fase, e se classificou nos pênaltis após empate por 3 a 3 no tempo normal.

O Cruzmaltino fez 2 a 0 ainda no primeiro tempo, mas sofreu um “apagão” e acabou levando a virada na etapa final. Nos acréscimos, Lucas Piton fez e voltou a empatar o placar, levando a definição para os pênaltis, onde o Vasco venceu por 4 a 1 e seguiu para a 3ª fase.

Como foi o jogo

Assim que a bola rolou, a Colina Histórica teve um primeiro tempo movimentado. E praticamente todo ele dominado absolutamente pelo Cruzmaltino, que marcou duas vezes.

O placar foi aberto aos 4 minutos. Dimitri Payet finalizou da entrada da área, o goleiro Ygor Vinhas deu rebote, e Pablo Galdames completou para o fundo das redes.

Aos 17, os cariocas ampliaram após uma linda troca de passes, que terminou em cruzamento pela direita de Paulo Henrique, que encontrou a cabeça de Pablo Vegetti, que marcou o seu 6° gol em 9 jogos na temporada.

E apesar da vantagem, o Vasco acabou sofrendo um “apagão” na partida e cedeu espaços para o Água Santa, que cresceu no jogo e chegou à virada. Primeiro foram duas boas chances, uma delas colocando a bola na trave.

Até que nos acréscimos, Luan Dias deu lançamento certeiro para Neilton, que entrou na área, ficou cara a cara com o goleiro Léo Jardim e descontou ainda no fim da primeira etapa.

2° tempo e pênaltis

Na volta do intervalo, a equipe paulista manteve o ritmo e chegou ao empate. Aos 14 minutos, Luan Dias cobrou falta e Robles, que ganhou em cima de Medel, deixou tudo igual em São Januário.

Após o gol de empate, o Netuno seguiu tendo mais posse de bola e levando perigo à meta defendida por Léo Jardim. Até que, aos 43, Luan Dias coroou a sua atuação e fez o 3 a 2, comandando a virada do time visitante.

O jogo, porém, ainda não estava definido. Nos acréscimos, Payet cobrou falta e, de cabeça, Lucas Piton testou firme dentro da área e fez o 3 a 3.

Depois do gol de empate, houve uma confusão generalizada entre os bancos dos dois times, e João Victor, do Vasco, e Neilton, do Água Santa, foram expulsos. A segunda etapa teve ao todo 62 minutos por conta dos acréscimos. Igor Henrique também foi expulso após falta em cima de Payet.

Como o placar seguiu empatado, a definição foi para os pênaltis. Quem começou a série foi Payet, que bateu com segurança para o Vasco e fez. E na sequência, Léo Jardim defendeu cobrança de Robles.

Em seguida, Piton converteu para o Vasco, que viu Alex Silva converter o primeiro para o Água Santa. Sforza bateu na sequência, Vinhas chegou a tocar na bola, mas ela entrou, e o Vasco seguiu em vantagem.

Bruno Mezenga perdeu mais uma para o Água Santa, carimbando a trave, e na última cobrança Vegetti fez e colocou o Vasco na próxima fase.

Quando é a 3ª fase da Copa do Brasil?

Diferentemente das duas primeiras fases da competição, a 3ª fase terá dois jogos. Enquanto a ida está prevista para o dia 1° de maio, a volta acontecerá no dia 22 do mesmo mês.

Além dos 20 clubes remanescentes das primeiras fases, outras 12 equipes entram na disputa: Ceará, Vitória, São Paulo, Fluminense, Goiás, Palmeiras, Botafogo, Flamengo, Atlético-MG, Grêmio, Red Bull Bragantino e Athletico-PR.

Os confrontos serão definidos a partir de um novo sorteio, ainda sem data definida. Os 32 clubes serão divididos em dois potes, com 16 em cada.

Com a classificação, o Vasco embolsou R$ 2,205 milhões e já acumula R$ 5,4 milhões em premiação na atual edição.