Celebridades

Família real é pressionada a explicar foto ‘manipulada’ de Kate Middleton

Kate Middleton ao lado dos filhos em primeira foto após cirurgia no abdômen — Foto: Reprodução/Instagram

A comoção envolvendo a publicação do primeiro retrato oficial de Kate Middleton após sua misteriosa cirurgia abdominal realizada no início do ano foi tamanha que as atenções para esta primeira imagem levantaram suspeitas até do uso de Inteligência Artificial, dados os inúmeros – e grosseiros – retoques que foram detectados internet afora.

A situação do retrato produzido para o Dia Das Mães comemorado em alguns países do hemisfério Norte chegou ao ponto de os principais bancos de imagens do mundo deletarem a foto de seus acervos depois de tantas denúncias e análises internas que apontaram para a edição extrema do clique.

Agora a família real enfrenta uma enorme pressão pública para justificar a ‘manipulação’ e os ‘erros’ apontados por internautas e especialistas, já que ela acaba entrando como prova em inúmeras teorias de conspiração. Sim, os súditos e os fãs estão preocupados com a saúde de Kate Middleton, já que sua internação e recuperação estão sendo mais protegidas do que as próprias joias da coroa, e a edição da imagem só reforça a tese de que a verdade sobre a princesa de Gales está sendo escondida do público.

Na controversa imagem, em que Kate aparece sorridente com seus três filhos, a princesa aparece sem a aliança de casamento, o primeiro grande problema apontado pelos internautas com olhos de águia. A princesa Charlotte tem um borrão em sua saia e a manga de sua blusa parece ter sido brevemente apagada. Ainda é possível apontar problemas nas mãos do príncipe Louis e um zíper desalinhado na roupa de Kate.

O retrato, que teria sido produzido por William, ainda se encontra nos canais oficiais das redes sociais, mas foi excluída dos acervos de Reuters, AP, Getty e AFP por conta da possível manipulação, que incluem ainda os cabelos de Charlotte, as calças de Louis, o comprimento dos antebraços do Príncipe George, o piso e as vidraças atrás da família. Ah, sim pessoas apontaram que há folhas outonais visíveis, o que entregaria que o retrato não é recente.

Em comunicado, a AP emitiu um alerta solicitando que a imagem fosse “eliminada” de seu sistema, dizendo: “Em uma inspeção mais detalhada, parece que a fonte manipulou a imagem”. A AFP escreveu: “Retirada obrigatória. Devido a um problema editorial, esta foto do Príncipe de Gales foi retirada… e não pode mais ser usada de nenhuma maneira. Por favor, remova-o imediatamente de todos os seus serviços online, pare de usá-lo de qualquer outra forma e exclua-o dos seus servidores”.

A Reuters disse que a imagem estava sendo retirada de circulação “após uma revisão pós-publicação”. Um porta-voz da agência de notícias PA disse que não havia eliminado a imagem em seu serviço, mas estava buscando esclarecimentos urgentes do Palácio de Kensington sobre as preocupações levantadas sobre a manipulação.