Polícia

PM diz que vai apurar circunstâncias de ação policial contra suspeito baleado nas costas

A Polícia Militar de Alagoas confirmou na tarde desta terça-feira, 12, que irá apurar as circunstâncias nas quais aconteceu a ação policial contra um suspeito baleado nas costas no bairro Cidade Universitária, durante o último final de semana. O homem não resistiu e morreu.

Reprodução

Ação policial no Cidade Universitária no dia 09 de março

O episódio passou a ser alvo de questionamentos após imagens de câmera de monitoramento serem divulgadas. Elas mostram parte da perseguição a dois homens a pé e um deles sendo baleado pelas costas, enquanto era perseguido por três militares armados.

No posicionamento, a Corporação afirma estar ciente das imagens da ação policial e, por meio de sua Corregedoria-Geral, designará um oficial da PM para apurar minuciosamente as circunstâncias do caso por meio de uma investigação preliminar.

Por fim, a instituição militar afirma não compactuar com nenhum possível desvio de conduta por parte de seus integrantes.

Investigação da Polícia Civil

Em entrevista à TVPajuçara, a promotora Karla Padilha pontuou que a Polícia Civil também vai investigar o caso, com acompanhamento do Ministério Público de Alagoas (MPAL), já que, mesmo se tratando de policial militar, há a suspeita de crime doloso contra a vida.

A promotora disse ainda que as imagens mostram apenas parte da ação e por isto é precipitado emitir qualquer parecer sobre o que aconteceu e defendeu a instalação de câmeras corporais pelos policiais.

Relatório da SSP

O caso em questão consta no relatório do Centro Integrado de Operações da Segurança Pública de domingo (10). E de acordo com os dados apresentados no documento, o fato ocorreu quando militares do 12º BPM tentaram abordar dois indivíduos que trafegavam em uma motocicleta Honda PCX, sem utilizar capacetes. A dupla teria desobedecido a ordem de parada, tentado fugir e atirado contra os policiais, chegando a atingir a coluna do para-brisa da viatura, próximo à posição da comandante da guarnição

Ainda de acordo com o relatório a situação se agravou quando a dupla passou a transitar na contramão da avenida, continuando a disparar contra os policiais. Em meio ao confronto, um dos suspeitos foi atingido, enquanto o outro conseguiu escapar. O suspeito chegou a ser levado à UPA do Tabuleiro, onde já deu entrada em óbito.

Na situação teriam sido apreendidos uma arma de fogo artesanal, um celular de cor rosa, que supostamente foi roubado, além da motocicleta usada pela dupla, que possuía queixa de roubo.

As câmeras

Nas câmeras de monitoramento é possível ver parte da perseguição e a dupla de suspeitos caindo da motocicleta, após o piloto perder o controle. Nas imagens, o primeiro suspeito passa correndo e o segundo é atingido pelas costas, enquanto também tentava escapar. Nas imagens, não é possível identificar nenhuma arma.

Veja nota na íntegra:

A respeito de um vídeo que circulou nas redes sociais no final de semana envolvendo disparo de armas de fogo durante ocorrência policial envolvendo dois homens em uma moto, na região da Forene, em Maceió, a Polícia Militar de Alagoas informa:

A Corporação, por meio de sua Corregedoria-Geral, já está ciente das imagens da ação policial e realizará os procedimentos institucionais devidos. Um oficial da PM será designado para apurar minuciosamente as circunstâncias do caso por meio de uma Investigação Preliminar.

A Instituição militar reafirma sua missão constitucional de preservação da ordem pública e de policiamento ostensivo. Deste modo, a PM não compactua com nenhum possível desvio de conduta por parte de seus integrantes – que devem primar pela técnica associada aos princípios da legalidade.