Brasil

Bombeiro de folga vê adolescente se afogando da varanda de prédio e sai correndo para ajudar

Menino estava em grau 1 de afogamento e foi liberado ainda no local após o resgate — Foto: Rosângela Veja

Um bombeiro, de 26 anos, usou o dia de folga para relembrar os anos como guarda-vidas em Bertioga, no litoral de São Paulo. Da varanda do 8º andar do prédio onde vive, ele viu um adolescente se afogando na praia e saiu correndo para ajudar. Um vídeo obtido pelo g1, nesta quarta-feira (13), mostra o soldado em ação (assista acima).

William Veja estava com a família, no apartamento que fica na Avenida Tomé de Souza, na tarde do último sábado (9). Por volta de 16h20, olhou para o mar na praia da Enseada e logo notou o perigo.

“Tinha três adolescentes na água, estavam bem no fundo. Só que dois conseguiram voltar e um foi arrastado pela correnteza. Eu escutei uns gritos na praia e saí na varanda”, contou.

O profissional pensou rápido. Ele tem quatro anos de experiência no salvamento marítimo e outros dois na Estação de Bombeiros de Bertioga. Como estava no oitavo andar, Veja pegou o elevador rapidamente e saiu correndo rumo à praia. Lá, encontrou outras pessoas tentando ajudar o jovem.

“Eu cheguei junto com o guarda-vidas temporário, aí todo mundo ajudou ele. [O adolescente] foi atendido pela ambulância do GBMar, ministraram oxigênio, monitoraram os sinais vitais dele”.

Segundo Veja, o adolescente tem 16 anos e é morador de Bertioga. Ele foi resgatado em grau 1 de afogamento, então somente engoliu um pouco de água. O jovem estava tão nervoso que mal conseguia falar, mas recebeu atendimento e foi liberado ainda na praia.

Cuidados
Nas redes sociais, o 6º Grupamento de Bombeiros agradeceu pela atitude do soldado. “Temos orgulho de um profissional tão dedicado fazer parte do nosso efetivo!”, escreveu o perfil oficial.

O Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) reúne uma série de orientações aos banhistas para evitar acidentes nas praias.

Confira abaixo:

Prefira praias protegidas por guarda-vidas;
Não mergulhe em áreas que tenham a placa de perigo;
Evite o comportamento inadequado, respeite o mar;
Em caso de ingestão de bebidas alcoólicas, não entre no mar;
Em caso de dúvidas, fale com o guarda-vidas responsável pelo local;
Curta a praia com cuidado, respeite as orientações do GBMar.