Futebol

Sorteio da Libertadores: como estão os potes e quem pode cair no caminho dos brasileiros

Staff Images/Conmebol

Staff Images/Conmebol

Resta apenas uma vaga para que a fase de grupos da CONMEBOL Libertadores tenha todos os 32 participantes definidos.

Nesta quarta-feira (13), Botafogo e Colo-Colo fizeram companhia ao Palestino, classificado na terça (12). Nacional-URU e Always Ready decidem na quinta (14) quem será o último classificado à próxima fase.

Independentemente de quem passe, é possível saber como ficaram os potes para o sorteio dos grupos, que acontece na próxima segunda-feira (18), às 20h (de Brasília), em Luque, no Paraguai, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+ e também no YouTube da ESPN.

Cinco brasileiros serão cabeças de chave: Fluminense (atual campeão da Libertadores), Palmeiras (campeão brasileiro), São Paulo (campeão da Copa do Brasil), além de Flamengo e Grêmio (via G-4 do Brasileirão).

O Atlético-MG ficou no pote 2, enquanto o Botafogo, por ter se classificado via fases prévias, entra no grupo 4. Por isso, os cariocas são os únicos que podem cair no grupo de outro brasileiro no sorteio da próxima segunda-feira.

Veja abaixo como ficaram os potes:

  • POTE 1: Fluminense, Palmeiras, River Plate, Flamengo, Grêmio, Peñarol, São Paulo e LDU;
  • POTE 2: Atlético-MG, Independiente del Valle, Libertad, Cerro Porteño, Estudiantes, Barcelona-EQU, Bolívar e Junior Barranquilla;
  • POTE 3: San Lorenzo, The Strongest, Universitario, Deportivo Táchira, Rosario Central, Alianza Lima, Millonarios e Talleres;
  • POTE 4: Caracas, Liverpool-URU, Huachipato, Cobresal, Palestino, Colo Colo, Botafogo e Nacional/Always Ready.

Pelas regras da Conmebol, equipes do mesmo país não podem cair em chave igual, o que impede, por exemplo, o Atlético-MG de encontrar qualquer um dos brasileiros cabeças de chave logo de cara.

A restrição só não vale para os times que se classificaram pelas fases prévias.