Durante a visita ao Hospital da Cidade, os técnicos do Ministério da Saúde foram recebidos pelo secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, demais profissionais da pasta e direção do HC, que apresentaram toda a estrutura do hospital, assim como seu funcionamento e serviços oferecidos à população.
Segundo o secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, a visita foi muito importante pois dialoga sobre futuras ações que necessitam contar com o apoio do Ministério da Saúde.
“Apresentamos nosso hospital, nossas demandas, estudamos e discutimos de que forma o Ministério da Saúde pode nos apoiar. Os técnicos estão empenhados em resolver a habilitação de serviços e todo o processo normal que um hospital tem que passar. Eles puderam constatar a importância do investimento em um hospital público pela cidade de Maceió”, destaca.
De acordo com o coordenador-geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Felipe Augusto Reque, Maceió pode contar com o apoio do Ministério para dar celeridade aos processos relacionados a habilitação de serviços.
Em reunião, foram discutidos protocolos de regulação de pacientes, incentivos financeiros do Ministério da Saúde e habilitação de novos serviços. Os técnicos também puderam conhecer como funcionou o processo de transição e os serviços que estão sendo oferecidos à população.
Já na manhã deste sábado (16), foi a vez da UPA Santa Lúcia receber a visita do Ministério da Saúde. O novo equipamento foi entregue no último dia 11 de março pela Prefeitura de Maceió e beneficia toda a população, não só da parte alta, mas também outros municípios da região metropolitana, como Coqueiro Seco e Santa Luzia do Norte.
Segundo Ebeveraldo Amorim, subsecretario de Atenção Especializada da SMS, que acompanhou a visita deste sábado, o técnico do Ministério conheceu mais um equipamento importante para a saúde de Maceió.
“Estamos aqui para conhecer, apresentar e habilitar serviços junto ao Ministério da Saúde. Esse equipamento, que oferece clínica médica, ortopedia, pediatria, odontologia, além de exames e Regulação para outros serviços mais complexos, é com certeza um ganho para a nossa população”, afirma.
Durante a visita, além de conhecer a estrutura física do local, o coordenador-geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Felipe Augusto Reque também conversou com a direção da Unidade sobre protocolos de atendimento, fluxos, perfil epidemiológico ambulatorial e fez sugestões, que podem ser implementadas para garantir um acesso ainda mais qualificado dos pacientes do serviço.