Mundo

Brasil está entre os 10 países mais madrugadores do mundo; veja ranking

Três países latinos integram o top 10, com jornadas de trabalho que se iniciam logo cedo

Nascer do sol na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, com vista para o Pão de Açúcar — Foto: Getty Images

Em um mundo onde o tempo é precioso e as horas do dia muitas vezes parecem insuficientes, algumas populações se destacam por despertarem junto com o nascer do sol. Chamados de países madrugadores, onde seus habitantes acordam mais cedo, eles foram listados pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que divulgou os locais em que os despertadores não costumam tardar.

O Brasil integra a lista, ocupando o 8º lugar no ranking internacional. Dentro da categoria de madrugadores, aqueles que utilizam o tempo da manhã para se dedicar a atividades que não estão relacionadas ao âmbito profissional, como praticar exercícios, também podem ser considerados. Entretanto, na maioria dos países listados, os dados utilizados referem-se à análise das jornadas de trabalho.

O site espanhol Business Insider, especializado em negócios e riqueza econômica, analisou as informações fornecidas nos relatórios da OCDE. O mais curioso é: a Colômbia, líder do ranking, é o país que tem a menor produtividade trabalhista da lista, mesmo com 48 horas de trabalho por semana.

Confira a lista dos 10 países mais madrugadores do mundo e que horas a jornada de trabalho começa em cada um, segundo a OCDE:

Colômbia: 6:30 da manhã
Indonésia: 6:55 da manhã
Japão: 7:09 da manhã
México: 7:09 da manhã
Dinamarca: 7:19 da manhã
Estados Unidos: 7:20 da manhã
Alemanha: 7:25 da manhã
Brasil: 7:31 da manhã
China: 7:42 da manhã
Espanha: 8:05 da manhã