Na noite do último sábado (23), logo após colocar a bola nas redes da Inglaterra, o atacante Endrick, da seleção brasileira, viu seu nome “explodir”.
Minutos depois de anotar pela 1ª vez com a camisa canarinho, sentenciando a vitória por 1 a 0 em Wembley, o jogador virou trending topic (“assunto mais falado”) no X, rede social anteriormente conhecida como Twitter.
Ou seja: ao redor do planeta, nenhum outro tema foi mais debatido, analisado e comentado do que Endrick e suas estripulias aos 17 anos no templo do futebol inglês.
Outra prova do sucesso midiático do garoto veio do Google Trends, ferramenta do principal buscador de internet do mundo que mostra as tendências de procuras em tempo real.
No amistoso de sábado, as buscas pelo termo “Endrick” na Inglaterra tiveram duas “explosões”: aos 26 do 2º tempo, quando o atacante entrou no lugar de Rodrygo, e aos 40, quando fez o gol sobre os britânicos.
E a “Endrickmania” seguiu nas redes sociais do atacante.
De acordo com levantamento feito pelo estafe do atleta, o jovem astro ganhou 315 mil novos seguidores em suas contas no período de 24 horas depois do triunfo em Wembley.
Ao todo, foram 215 mil no Instagram e mais 100 mil no TikTok, duas das redes mais usadas (e rentáveis) do mundo.
Para efeito de comparação, outros personagens importantes do amistoso ganharam bem menos seguidores dentro dessas 24 horas.
Contabilizando apenas o Instagram, Vinicius Jr. ganhou 56.064 mil novos fãs; Jude Bellingham, 63.723; Rodrygo, 27.143; Lucas Paquetá, 25.560; e Phil Foden, 8.140.
Boa parte de seus novos fãs veio da própria Inglaterra, já que Endrick foi exaltado por um dos maiores clubes do país: o Manchester United.
Donos de quase 64 milhões de seguidores no Instagram e mais 38 milhões no X, os Red Devils fizeram um post exaltando o jogador brasileiro por ter falado de Bobby Charlton, ídolo da equipe inglesa, depois da partida.
Para quem gerencia a carreira e a imagem de Endrick, o gol marcado pelo garoto no sábado marca o início de uma “nova era” na seleção brasileira, em todos os sentidos.
“A primeira convocação de Endrick para a seleção significava uma nova e importante etapa na sua carreira, e que chamava a atenção de um novo publico. O seu primeiro gol com a seleção, no último fim de semana, onde e contra quem foi marcado, e o que representou, não sinaliza uma nova etapa, mas marca o início de uma nova era”, apontou Thiago Freitas, COO da agência Roc Nation Sports no Brasil.
“O mundo já não quer saber dos recentes fracassos da seleção brasileira, mas sim, do futuro dela, e o símbolo desse futuro, é Endrick”, complementou.
Atualmente, Endrick conta com quase 11 milhões de seguidores. São 7,8 milhões no Instagram, 2,7 milhões no TikTok e aproximadamente 300 mil no X.
Para Fábio Wolff, sócio-diretor da agência que gere os contratos de patrocínio e imagem do atacante, o “carisma” do camisa 21 faz com que ele seja “querido por todas as torcidas”, o que aumenta seu engajamento.
“O crescimento acelerado do Endrick nas redes sociais ocorre por alguns motivos, como performance dentro do campo, gestão da carreira e imagem, carisma e por ser querido por todas as torcidas”, argumentou.
“O Endrick é apaixonado por futebol e pela história dele. Fazer menção ao Bobby Charlton, um dos maiores ídolos da história do futebol inglês e do Manchester United, demonstram isso. É um menino interessado, educado, maduro e espontâneo. Por essas e outras tem sido muito bom trabalhar com ele há quase dois anos e meio”, festejou.
“A rede social é um ativo importante do atleta. É sem dúvida um dos pontos que a empresa analisa ao tomar a decisão de patrocinar ou não um profissional. Logo, quanto maior o número de seguidores engajados, mais atrativo ele se torna”, acrescentou.
Mesmo número de patrocinadores de Vinicius Jr.
Se os números de Endrick nas redes sociais são uma prova irrefutável da “Endrickmania” pelo mundo, aos patrocínios pessoais do atleta também não param de crescer.
De acordo com levantamento de seu estafe, o canhoto já possui a mesma quantidade de patrocinadores que atletas de “nível Copa do Mundo”, como Vinicius Jr., Rodrygo e Richarlison – todos presentes no Mundial de 2022, no Qatar.
Na semana passada, o atacante do Palmeiras fechou como embaixador da Panini para o álbum de figurinhas da Copa América deste ano. A editora se junta a um portfólio que possui, entre outras marcas, Neosaldina, New Balance, Rei do Pitaco, Max e OdontoCompany.
Segundo Thiago Freitas, as empresas correm atrás de Endrick por vários motivos.
“Marcas o procuram e o querem porque ele já é relevante o suficiente para transcender o jogo de futebol”, observou o representante da Roc Nation Sports.
“O segundo motivo se refere aos diferentes canais de exposição que um atleta tem hoje. Em décadas passadas, era muito mais difícil conhecer jovens atletas antes que chegassem à equipe principal de seus clubes. Endrick já era popular, não somente entre torcedores do Palmeiras, antes de atuar na equipe principal”, lembrou.
O primeiro patrocínio pessoal de Endrick foi assinado quando o jogador tinha só 15 anos. Na ocasião, ele se tornou embaixador da rede de clínicas odontológicas OdontoCompany.
De acordo com Fábio Wolff, da agência que cuida dos contratos publicitários do atacante, o jovem nome da seleção brasileira possui um “poder de engajamento sem limites”.
“Ele é um garoto que desde sempre demonstrou maturidade para entender os passos de alcançar sucesso também fora dos gramados, no que diz respeito ao campo dos negócios e nas redes sociais”, exaltou.
“As plataformas digitais, hoje, possuem um poder de alcance global, que atingem desde os fãs até eventuais parceiros comerciais, e é muito raro acompanhar profissionais da idade dele com essa preocupação e um poder de engajamento sem limites”, ressaltou.
Wolff ainda destaca que a estratégia usada com Endrick é a mesma de grandes nomes mundiais do esporte, como o atacante Cristiano Ronaldo e das lendas do tênis Roger Federer e Rafael Nadal.
“Queremos uma relação com no máximo oito empresas, mas que associem o nome do Endrick com a construção de histórias reais, e que não seja apenas uma troca financeira”, afirmou.
Para Fernando Paz, diretor comercial da agência de marketing esportivo Absolut Sport, Endrick é o “novo futuro” do futebol brasileiro e já começa a ser visto como uma possibilidade de “estrela global”, como Neymar.
“Um jovem, super talentoso, humilde e que a cada dia vem mostrando o porque do Real Madrid investir tanto ainda com 16 anos. Hoje, ele é o jogador no Brasil onde todas as torcidas depositam uma boa energia para o seu sucesso”, discursou.
“Junto a seu crescimento dentro e fora de campo, as marcas começam a se interessar cada vez mais porque sabem que em breve ele será uma estrela global. Isso tudo aliado a seu comportamento, ajuda na construção de sua imagem, gerando retorno de mídia para a sua própria marca”, complementou.
Palmeiras também “bomba”
O Palmeiras também experimentou um boom recente em suas redes sociais graças à “Endrickmania”.
Segundo números levantados pelo clube a pedido da ESPN, o Verdão ganhou no último sábado (23) o dobro de novos seguidores que normalmente acumula em um dia.
De acordo com a equipe, os posts celebrando o gol do prata-da-casa em Wembley tiveram engajamento semelhante aos de recentes conquistas de títulos do time palestrino.
Endrick repercutiu principalmente no Instagram palmeirense.
Segundo o clube, o conteúdo com a foto do camisa 9 é a 2ª segunda postagem mais curtida e a 3ª mais comentada de 2024.
O sucesso de Endrick “respingou” até mesmo na presidente palmeirense, Leila Pereira, que é a atual chefe de delegação da seleção brasileira durante as Datas Fifa na Europa.
Levantamento mostra que a dirigente ganhou quase 10 mil novos seguidores no Instagram, principalmente devido às interações pessoais e virtuais com o atacante.
E caso Endrick repita a dose e deixe sua marca no Santiago Bernabéu, nesta terça-feira (26), às 17h30 (de Brasília), contra a Espanha, é impossível calcular o tamanho da nova “explosão” que vai ocorrer nas redes sociais.