Um dos treinadores mais badalados do futebol europeu na temporada, Xabi Alonso frustrou o sonho de diversos gigantes anunciou nesta sexta-feira (29) que seguirá no comando do Bayer Leverkusen.
A decisão foi confirmada pelo treinador em entrevista de imprensa na Alemanha.
“Tive uma boa conversa com o Bayer Leverkusen e comuniquei a eles que continuarei no clube”, disse o treinador, que tem contrato até junho de 2026. “Depois de muita conversa sobre meu futuro, aproveitei o intervalo para refletir e tomar minha decisão. Para mim, este é o lugar para estar”.
O técnico vinha sendo apontado nos bastidores como favorito no Liverpool, que perderá nesta temporada o alemão Jurgen Klopp, e também no Bayern de Munique, que já anunciou a saída do técnico Thomas Tuchel após o encerramento do calendário europeu.
Aos 42 anos, o espanhol vive uma temporada praticamente perfeita e está próximo de levar o time de Leverkusen ao primeiro título de sua história na Bundesliga, encerrando a sequência de 11 conquistas consecutivas do Bayern de Munique.
Além do Campeonato Alemão, Xabi Alonso ainda mantém a equipe com chances de título em outras duas competições: a Copa da Alemanha (disputa a semifinal contra o Düsseldorf) e a Uefa Europa League (enfrentará o West Ham nas quartas de final).
O Bayer Leverkusen tem dez pontos de vantagem para o Bayern de Munique na liderança da Bundesliga após 26 rodadas disputadas. A equipe volta a campo neste sábado (30), contra o Hoffenheim.
Xabi Alonso chegou ao clube em outubro de 2022, assumindo o time na zona de rebaixamento do Campeonato Alemão.