Futebol

Artur Jorge e Botafogo: quem é técnico que já perseguiu marca de Jorge Jesus e citou feito de Abel no Palmeiras

Sporting Club de Braga

Sporting Club de Braga

Segundo noticiou o jornal Record, Artur Jorge é a bola da vez para assumir o Botafogo após a saída de Tiago Nunes e tem um acordo bem encaminhado com o clube carioca. Mas, afinal, quem é o técnico português de 52 anos que está prestes a desembarcar no Brasil?

Revelado pelo Braga, clube do qual é o atual treinador, Artur atuou como zagueiro e se aposentou em 2005 a serviço do Penafiel, também de Portugal. E pendurou as chuteiras sem levantar uma taça sequer.

A carreira como treinador teve início quatro anos após a aposentadoria, em 2009, no Famalicão. Porém, rapidamente, o comandante retornou à cidade de Braga para comandar as categorias de base do clube da região do Minho.

Em 2013 deixou os Arsenalistas e passou por outros dois clubes, o Tirsense e o Limianos. Porém, em 2017 o destino o recolocou novamente no Braga.

A sua primeira oportunidade no time principal do clube português aconteceu na temporada 2019/20, quando comandou a equipe em 5 jogos e conquistou 3 vitórias, mas rapidamente voltou ao seu cargo na base.

Artur foi efetivado no cargo na temporada retrasada, quando o Braga terminou o Campeonato Português no 3° lugar e, inclusive, conseguiu números expressivos.

Perseguiu marca de Jorge Jesus e citou Abel

No ano passado, o português perseguiu marcas de Jorge Jesus e Jesualdo Ferreira, que já passaram pelo Brasil. Isso porque passou 24 dos 53 jogos disputados na temporada sem que o Braga fosse vazado.

Artur Jorge ficou próximo de igualar a marca de Jesus, que na temporada 2008/09 ficou 26 dos 48 jogos à frente do Braga sem ser vazado. Por outro lado, superou Jesualdo (20 jogos em 38 sem sofrer gols).

No Braga, o comandante também conquistou o seu primeiro título como técnico. Foi na atual temporada, na Taça da Liga de Portugal.

E foi durante a disputa do chamado Final Four da competição que o treinador citou um outro português que faz sucesso no Brasil: Abel Ferreira, técnico do Palmeiras.

No fim do ano passado, ao ser questionado sobre o equilíbrio do Campeonato Português, citou o Brasileirão do ano passado, conquistado pelo Alviverde, que tirou uma quantidade de pontos considerável para o próprio Botafogo.

“Basta ver o Brasileirão e o exemplo do Abel Ferreira. Aqui seria muito difícil acontecer algo assim. Há que ter um plano e não nos desviarmos dele”, disse à época.

Neste momento, o Braga ocupa o 4° lugar na Liga Portuguesa, com 53 pontos somados, enquanto o líder Benfica tem 67. Com essa colocação, os bracarenses vão se garantindo na próxima edição da UEFA Conference League.