Brasil

Fiéis atropelados por micro-ônibus em procissão: veja o que se sabe sobre acidente com 5 mortos e 20 feridos

Cinco pessoas morreram e, ao menos, 20 ficaram feridas após serem atropeladas por um micro-ônibus durante uma procissão neste domingo (31) de Páscoa (veja vídeo acima). O acidente aconteceu no bairro de Marcos Freire, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

Onde aconteceu o acidente?
O atropelamento ocorreu durante a caminhada “Cristo Vive”, uma procissão realizada pela Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Os fiéis foram atropelados pelo micro-ônibus enquanto desciam a Avenida Barreto de Menezes, em um trecho conhecido como “ladeira da Adelaide”, pois fica perto da Escola de Referência em Ensino Médio Adelaide Pessoa Câmara.

Quem foram as vítimas que morreram?
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não divulgou os nomes das vítimas, mas informou que as pessoas que morreram no acidente foram:

Um idoso de 75 anos, que não resistiu aos ferimentos durante o atendimento;
Um homem de 51 anos, que faleceu também durante o atendimento dos socorristas;
Duas pessoas de idade e sexo não informados, que morreram antes de receber atendimento;
Uma pessoa de idade e sexo não informados que morreu no hospital.

Imagens enviadas à TV Globo mostram o micro-ônibus parado após o acidente, além de corpos na calçada e na rua, e feridos recebendo os primeiros socorros de bombeiros civis.

Para onde foram levados os feridos?
Acionado às 16h57, o Samu enviou 10 ambulâncias das cidades do Recife, de Jaboatão dos Guararapes, do Recife, do Cabo de Santo Agostinho e de Moreno. O Corpo de Bombeiros enviou oito viaturas ao local do acidente após ser chamado por volta das 17h.

O Samu informou que atendeu três feridos e levou todos eles para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby, na área central do Recife. As vítimas não tiveram os nomes divulgados, mas foram socorridos com vida:

Um idoso de 67 anos;
Uma mulher de 53 anos;
Uma mulher de 50 anos.

Outros feridos foram levados para três Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs): de Engenho Velho, Imbiribeira e Barra de Jangada. Informações sobre o estado de saúde dos pacientes não foram divulgadas até a última atualização desta reportagem.

Qual era a linha e o trajeto do micro-ônibus?
O micro-ônibus da linha 118 – Marcos Freire/Barra de Jangada, que tem autorização do município para circular como transporte complementar, levava passageiros no momento do acidente (veja vídeo acima);
O veículo saiu da praça do terminal de ônibus de Marcos Freire e seguia para a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro;
Ao g1, por telefone, a secretária de Serviço Social de Jaboatão dos Guararapes, Maria Jacinta da Silva, confirmou que faltou freio ao micro-ônibus durante o percurso.
O que aconteceu com o motorista?
O motorista do micro-ônibus fugiu após o atropelamento, mas foi identificado pela prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, que não divulgou o nome dele. Em nota, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informou que “a localização do motorista é prioridade para a Polícia Civil”.

O caso começou a ser investigado?
Em nota, além de lamentar o ocorrido, o governo do estado afirmou que o caso é investigado pela Delegacia de Plantão de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. Além disso, informou que enviou equipes do Corpo de Bombeiros Militar, do Instituto de Criminalística (IC) e das polícias Militar, Civil e Científica para o local do acidente.

O que a prefeitura de Jaboatão fez após o acidente?
A prefeitura de Jaboatão informou, em nota, que enviou equipes da Guarda Municipal, da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social ao local do acidente e que colabora “para que as investigações transcorram com o devido rigor”. Também disse que o prefeito Mano Medeiros (PL) “determinou que as equipes da assistência e da saúde fizessem uma varredura para identificar os feridos e os familiares das vítimas e prestassem todo o apoio necessário a essas pessoas”.

A Igreja Católica se pronunciou sobre o que aconteceu?
Também em nota, a Arquidiocese de Olinda e Recife afirmou que:

Recebeu com pesar a notícia do grave acidente e se solidariza com o Padre Paulo, pároco da comunidade, “bem como com toda comunidade enlutada nesse momento de dor”;
“No ato do acidente, o Padre Paulo ofereceu os sacramentos para os envolvidos que foram vitimados e a paróquia está prestando o necessário apoio a todos”;
Manifesta solidariedade, colocando-se “ao lado de todas as vítimas envolvidas nesse acidente, acompanhando-os com nossa oração e nossos esforços”;
Está à disposição “para colaborar com as vítimas e seus familiares, auxiliando e contribuindo na superação dessa fatalidade”;
Requer das autoridades públicas que “a situação seja averiguada, com todos os envolvidos no acidente devidamente responsabilizados”.