Evento deve reunir renomados pesquisadores e profissionais de áreas multidisciplinares.
Maceió será palco, entre os dias 10, 11 e 12 de abril, do maior evento científico sobre equoterapia do país. O VIII Congresso Brasileiro de Equoterapia incluirá o Simpósio sobre Transtorno do Espectro Autista – TEA e o Fórum Militar dos Centros de Equoterapia, com programação realizada pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL).
Com temática voltada para a “Qualidade de Vida dos praticantes e das suas famílias”, o congresso acontecerá no Teatro Gustavo Leite, localizado no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Jaraguá. Serão três dias de evento com a contribuição científica de pesquisadores e cientistas.
Na área da equoterapia, nomes como o da professora da Universidade de Évora, Dra. Ana Rita Matias, do pesquisador Dr. Alexandre Rezende, da professora Dra. Ana de David e do major Luis Ribeiro, oficial da Guarda Nacional Republicana de Portugal, trarão um panorama desde a gestão de centros de atendimentos até os benefícios e avanços da prática equoterápica no processo de reabilitação. Já no simpósio de TEA, contaremos com conferências como a do cientista Dr. Lucelmo Lacerda, que trará a temática do gerenciamento de crises no autismo. O psicólogo e sexólogo Tiago Florêncio também é um dos palestrantes, com a temática sobre vida afetiva e sexualidade do TEA. O evento contará ainda com a participação da neurologista infantil Dra. Ana Maria Low, que falará sobre epilepsia e a abordagem clínica e diagnóstico do autismo; entre outros profissionais.
O presidente da Ande-Brasil, Jorge Dornelles Passamani, destacou a satisfação em realizar o evento em Maceió. “Fazer este congresso acontecer é sempre muito desafiador e satisfatório, porque trazemos um tema ainda pouco disseminado na sociedade, como a equoterapia, mas que é extremamente relevante no processo de reabilitação da pessoa com deficiência e levar este conhecimento ao público é de grande satisfação para a ANDE-BRASIL. Além disto, realizar este evento em Maceió, que teve o Centro de Equoterapia da Associação Pestalozzi reinaugurado há menos de um mês, torna o congresso aqui ainda mais especial”, relatou.
ABERTURA OFICIAL
No dia de abertura do evento, os participantes poderão acompanhar a Conferência Magna com o Dr. Rafael Faria Giguer, conferencista renomado, que aborda temas pertinentes aos Direitos da Pessoa com Deficiência e Qualidade de Vida. Ele também é autor do inspirador livro “Vidas Além da Cota”. “A programação do evento foi pensada com muito carinho para atender à grande demanda que temos ao abordar equoterapia, autismo, acessibilidade e inclusão. Com a palestra do Rafael, os participantes deverão se preparar para um momento que promete inspiração e conhecimento, com um profissional que superou desafios e tem muito a nos ensinar sobre os direitos da pessoa com deficiência e tantos outros aspectos que podem favorecer nossa atuação profissional em prol das pessoas com as quais atuamos”, ressaltou Dornelles.
Na programação do evento está prevista ainda a realização do Fórum de Centros de Equoterapia nas Unidades Militares, que também deve acontecer no Centro de Convenções Ruth Cardoso, na Sala Pajuçara, nos dias 11 e 12.
A ANDE-BRASIL atua no território nacional, com mais de 450 unidades filiadas, para a promoção da equoterapia como meio de reabilitação. A entidade desenvolve projetos interdisciplinares em sintonia com as áreas da saúde, educação e assistência social, destacando as evidências científicas como a base principal que norteia todo o trabalho de promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência e de suas famílias.
O Congresso Brasileiro de Equoterapia é um impulsionador da formação contínua, que reverbera na valorização dos profissionais e reconhecimentos meritosos aos grandes motivadores desta prática: o cavalo, o praticante da equoterapia e a sua família!
O programa científico conta com a submissão de 218 trabalhos, 12 conferencistas, 29 apresentações orais, 143 pôsteres, trabalhos de práticas inovadoras e mostra fotográfica, tendo como foco os eixos temáticos: equoterapia e saúde, equoterapia e educação e equoterapia e assistência social.