Agentes do programa Ronda no Bairro foram acionados nessa terça-feira (09) após um jovem de 18 anos ficar sem roupas durante surto, nas imediações de um supermercado, no Benedito Bentes, parte alta de Maceió.
No local, foi verificado que o rapaz é autista severo, paciente psiquiátrico e havia fugido. A equipe de Articulação e Mobilização Social do Programa foi acionada e conseguiu acalma-lo e levá-lo para sua residência.
Em conversa com a mãe do rapaz, uma mulher de 41 anos, os agentes descobriram que ao todo são cinco filhos, todos diagnosticados com autismo severo. Além disso, o pai e marido da mulher faleceu e nenhum dos filhos está com acompanhamento psicológico e medicamento, há pelo menos dois anos.
Aa assistente social Vanessa Castro, chefe do Social do Ronda no Bairro, informou que a partir do episódio, a rede socioassistencial do CREAS realizou visita à família e também constatou que eles não têm recebido apoio do Conselho Tutelar da região. As entidades foram mobilizadas para prestar assistência à família.