Iniciativa é uma das 23 ações previstas no Termo de Acordo firmado para reverter a situação de ilhamento socioeconômico dos Flexais
Moradores da região dos Flexais estão sendo preparados para conquistar espaços no mercado de trabalho com o apoio do programa de capacitação profissional. Batizado pelos próprios moradores como Aprendi no Flexal, essa é uma das ações socioeconômicas definidas no Projeto Flexais e já ofertou 140 vagas em sete cursos profissionalizantes, desde setembro de 2023. Estruturado a partir de demandas da comunidade, a iniciativa também tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo local.
As aulas são destinadas, inclusive, a quem já está no mercado e deseja aprimorar os conhecimentos e aumentar as possibilidades de crescimento profissional. O bombeiro civil Dígovas Nascimento da Silva, 28 anos, conheceu o Aprendi no Flexal quando fez o curso de Mecânico de Motocicletas. “Aproveitei a oportunidade para aprender uma nova profissão porque sempre gostei muito de carros e motos. Quando estava terminando o curso, soube que a turma de Eletricista ia começar e me inscrevi também. Além de aprender a lidar com acidentes que envolvem curto-circuito e choques elétricos, pretendo dividir esse novo conhecimento com meus colegas de profissão”, afirmou.
O Aprendi no Flexal faz parte das 23 medidas para reverter a situação de ilhamento socioeconômico da região e integra o 5º compromisso reafirmado pela Braskem com Maceió: “Capacitação Profissional e Apoio na Geração de Renda aos Moradores Impactados”. Os cursos são totalmente gratuitos e acontecem em parceria com o Senai e Senac, instituições de ensino referência em formação profissional. O transporte para o local das aulas, quando necessário, é fornecido pelo Projeto Flexais.
O monitor do curso e especialista em Construção Civil Alessandro Francisco da Cruz Junior reforça a importância dessa formação, que alia conteúdo teórico a aulas práticas. “Hoje o mercado de trabalho é muito competitivo e a única coisa que importa é a qualificação. Existem pessoas de baixa renda que não conseguem pagar por esse tipo de curso, e essa parceria entre empresas é muito importante para dar a esses jovens a chance de se qualificar”, comentou Alessandro.
O programa de capacitação foi elaborado a partir da orientação de especialistas em Educação e do diálogo com a comunidade, por meio de pesquisa junto aos moradores (que teve mais de 300 contribuições) e encontros presenciais. A partir desses resultados, foram identificadas as afinidades e expectativas em relação ao mercado de trabalho. A escolha das instituições de ensino para a execução dos cursos do Aprendi no Flexal também seguiu esse diagnóstico.
Já os cursos voltados para a construção civil visam estimular a contratação de profissionais da comunidade nas obras de reurbanização da região, outra ação prevista no Projeto Flexais.
Confira os cursos já ofertados pelo programa:
Ações nos Flexais
Em outubro de 2022, um Termo de Acordo foi assinado pelo Município de Maceió, Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado de Alagoas, Defensoria Pública da União e Braskem para a implementação de medidas que visam a integração urbana e o desenvolvimento dos Flexais. Estudos apontaram que a região vive uma situação de ilhamento socioeconômico após a desocupação de parte dos imóveis localizados nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol.
Além do Aprendi no Flexal, estão em curso na região medidas como limpeza urbana e combate a pragas, vigilância, rota de ônibus de uso exclusivo e gratuito para a população dos Flexais, transporte escolar e serviço de apoio psicológico. Foram instaladas câmeras de segurança, a iluminação pública recebeu novas lâmpadas e teve a rede modernizada. Também foi estruturado o Espaço Flexal, que abriga secretarias municipais para o atendimento direto à comunidade.
Moradores e comerciantes da região afetados pelo ilhamento socioeconômico também estão sendo indenizados. Até o fim de fevereiro, mais de 98% das propostas previstas já haviam sido apresentadas e 98,8% delas, pagas, somando R$ 48,1 milhões. Em novembro de 2022 a Braskem também efetuou o pagamento de R$ 64 milhões ao Município de Maceió para a execução de medidas adicionais na região.
Compromissos com Maceió
As ações que contemplam o Projeto Flexais fazem parte dos 10 compromissos com Maceió reafirmados pela Braskem. As ações e programas, muitos em fase adiantada de implantação ou já concluídos, acontecem nas frentes social, urbanística e ambiental e integram os cinco principais acordos firmados entre a Braskem e as autoridades nos últimos anos. Grande parte deles foi definida após discussão com o poder público, a sociedade e as comunidades impactadas.
Para facilitar o entendimento e acompanhamento dessas ações e programas, a Braskem está consolidando a plataforma Compromissos com Maceió. O detalhamento e respectivos estágios de execução das ações e programas já podem ser consultados e acompanhados no endereço digital https://www.braskem.