Esporte

Crianças autistas das torcidas do CSA e CRB têm dia de lazer e inclusão

Ação foi organizada pela Prefeitura de Maceió e pelo Grupo Pratagy e contou com a participação da primeira-dama

Cerca de 200 crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) das torcidas inclusivas do CSA e CRB ficaram encantadas em participar do evento Mergulhe na Diversidade, organizado pela Prefeitura de Maceió e pelo Grupo Pratagy.

Ascom Semdes

Shirlene e seu filho Davi se divertiram no parque aquátíco.

Neste sábado (13), as crianças se divertiram com seus familiares no Pratagy Acqua Park, no bairro Pescaria, litoral Norte de Maceió, num ambiente acolhedor e inclusivo, adaptado para a garotada. Os pequenos experimentaram uma variedade de estímulos sensoriais e benefícios para as crianças com TEA, trazendo diversão e inclusão.

O Mergulhe na Diversidade é um evento em comemoração ao Abril Azul, mês de Conscientização sobre o Autismo, e contou com uma programação especial com apresentação musical da Banda Ratimbum, gincanas e atividades com as crianças e familiares, distribuição de doces e lanches para as crianças.

Shirlene Fragoso é mãe do Davi. Ela contou como foi essa experiência. “Foi uma oportunidade única, de estar num lugar tão bom. As crianças estão se divertindo, onde tem crianças iguais. É maravilhoso estar aqui num ambiente que não existe preconceito, nem olhar estranho dos outros”, revelou.

Primeira-dama de Maceió, Marina Candia falou da Casa da Autista. Foto: Ascom Semdes

A primeira-dama de Maceió, Marina Candia, esteve presente e aproveitou para falar do novo equipamento da Prefeitura de Maceió que atenderá crianças com TEA. “A Casa do Autista será inaugurada na próxima semana e foi formatada do jeito que as mães pediram, de acordo com as necessidades dos seus filhos. Tudo foi pensado com muito carinho e nada melhor do que essa ação para comemorarmos juntas”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, ressaltou a satisfação em poder proporcionar um dia de lazer para essas famílias. “O Grupo Pratagy, é uma empresa que tem grande responsabilidade social e selo de Amigo do Autista. Ficamos muito felizes em ver alegria das crianças e de seus familiares nesse momento de inclusão e lazer”, pontuou.

Famílias se divertiram juntas. Foto:Ascom Semdes

O consultor comercial do Grupo Pratagy, Mitchel Lopes, comentou sobre a importância do evento para mães e crianças atípicas. “O Mergulhe na Diversidade proporcionou um espaço de conexão e apoio mútuo entre os familiares e crianças atípicas, permitindo troca de experiências e fortalecimento da rede de apoio. As crianças tiveram a oportunidade de participar de um evento inclusivo, onde são aceitas e valorizadas, promovendo a autoestima e a autoconfiança”, destacou.

A Semdes também levou para o evento atendimentos do Cadastro Único, do Benefício de Prestação Continuada e da Carteira de Identificação do Autista, para garantir que as famílias que ainda não têm a identificação possam ter acesso aos programas sociais do Governo Federal e também consigam resolver pendências.

Essa ação tem a parceria da Subsecretaria da Primeira Infância, Criança e do Adolescente da Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da deputada estadual Rose Davino e do vereador Davi Davino.