O aumento da turbidez na água bruta do manancial causado pelas chuvas dos últimos dias resultou na paralisação temporária, nesta segunda-feira (22), do Sistema Coletivo Anadia-Maribondo.
De acordo com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), que opera o sistema, a medida foi adotada de maneira preventiva, visto que, quando a água bruta no manancial está com parâmetros muito afetados, o tratamento efetuado na estação não ocorre de forma satisfatória.
Técnicos da Casal seguem monitorando o manancial nesta segunda (22) e, tão logo for seguro e permitido do ponto de vista técnico, a captação será reativada. Assim, depois de retomar o tratamento, a água será repassada para a Verde Alagoas, concessionária que a distribui nas duas cidades.
Manutenção programada
Na próxima quarta-feira (24), o Sistema Coletivo Anadia-Maribondo vai receber o reforço de uma interligação a um nova adutora. Para que possa efetuar o serviço, a Casal vai precisar suspender temporariamente as atividades do sistema, das 8h às 18h. Após o trabalho, a água voltará a ser repassada à Verde Alagoas.
Mar Vermelho
Em Mar Vermelho, o sistema de filtração da Estação de Tratamento de Água (ETA) apresentou uma deficiência, o que está impedindo a realização do tratamento adequado do líquido nesta segunda-feira (22). Segundo técnicos da Companhia, a previsão é de que as operações voltem a funcionar normalmente em 24 horas.
Porto de Pedras
A Casal esclarece que, na noite desse domingo (21), o sistema de abastecimento de Porto de Pedras voltou a operar normalmente. O repasse de água para a concessionária que a distribui aos moradores, portanto, já voltou a patamar de regularidade.