No dia 1º de Maio acontecerá um grande ato da classe trabalhadora em todo o país, tendo como tema “Dia do Trabalhador e da Trabalhadora por um Brasil mais justo”. Em Maceió, a concentração será às 8h, em frente ao Clube do CRB, na Pajuçara, e o trajeto seguirá até a Praça Sete Coqueiros.
“Esse ano vai ser um 1º de Maio histórico, pois será a data de lançamento da Marcha da Classe Trabalhadora, resolução deliberada no último Congresso Nacional da CUT. Algumas das principais bandeiras desse ato são a revogação das reformas trabalhista e previdenciária, a defesa da reforma agrária, da agricultura familiar, a questão da emergência climática entre outras. É uma série de questões que a gente vai pautar e pretendemos mobilizar a maior quantidade possível de sindicatos e movimentos nessa data”, afirmou Luciano Santos, presidente da Central Única dos Trabalhadores em Alagoas (CUT-AL).
Os/as servidores/as públicos/as federais em greve, também participarão do ato, levando as bandeiras do movimento paredista para a rua: valorização da educação; recomposição salarial; reestruturação das carreiras; e revogação do Novo Ensino Médio e do decreto que transferiu as aposentadorias e pensões do Ifal para o INSS, entre outros.
“Os/as servidores/as e estudantes do Ifal estarão presentes no ato do dia 1º de Maio para mostrar a força da nossa mobilização em defesa da educação”, declarou Yuri Buarque, presidente do Sindicato dos Servidores e das Servidoras do Ifal (Sintietfal).
O ato é organizado nacionalmente por centrais sindicais e movimentos sociais, contando com o apoio das bases e dos sindicatos locais nos estados