Brasil

Publicitário desaparecido morre após ser resgatado pelo Samu

O publicitário Yuri Henrique Gabriel Santos de Castro, de 23 anos, encontrado morto no Centro de SP. — Foto: Reprodução/Instagram

Um publicitário de 23 anos desaparecido desde a madrugada de segunda-feira (22) morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vergueiro, na zona sul de São Paulo, após ser resgatado na quarta-feira (24) pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na Santa Ifigênia, no Centro de São Paulo.

O caso foi registrado como morte suspeita pelo 5º Distrito Policial (Aclimação) e é investigado pelo 3º Distrito Policial, do Campos Elíseos.

Yuri Henrique Gabriel Santos de Castro tinha sido visto pela última vez no Hotel Chilli, no Largo do Arouche, a 600 metros do local do resgate. Segundo Douglas Drumond, responsável pelo hotel, o jovem era frequentador assíduo do local, conhecido como uma sauna gay.

Ao g1, o proprietário afirmou que às 4h25 de segunda-feira (22) Yuri relatou a funcionários que estava sendo perseguido dentro do hotel. Ele pediu a conta, para ir embora, mas não tinha dinheiro para pagá-la.

Neste momento, pediu para fumar em uma área aberta e, enquanto o segurança revistava um outro cliente, o publicitário saiu correndo em direção ao Terminal Amaral Gurgel. O funcionário foi atrás do rapaz, narrou o dono do estabelecimento.

“Ninguém agrediu ele. Ele [segurança] segurou ele [Yuri] pelo pescoço, porque ele precisava voltar para o hotel. Ele estava de roupão no meio da rua”, afirma Drumond. “[O segurança] segurou ele pelo braço, segurou ele pelo pescoço, para poder trazer de volta para o hotel.”

Douglas Drumond nega que Yuri tenha sido levado de volta para a sauna porque, segundo ele, o jovem conseguiu sair correndo novamente, deixando para trás o roupão, o celular e a chave do quarto.

A Polícia Civil busca imagens de câmeras de segurança para apurar o que aconteceu entre a madrugada de segunda (22) e a manhã de quarta-feira (24), quando o jovem foi encontrado na Rua General Osório, altura do número 679, na Santa Ifigênia.

“Exames periciais foram solicitados e estão sendo elaborados – tão logo forem finalizados, serão analisados pela autoridade policial”, declarou, em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP).

O g1 procurou a concessionária responsável pelo Terminal Amaral Gurgel, no Centro, para saber se há registros de alguma ocorrência na data e aguarda retorno.