Com o intuito de facilitar o acesso da população à doação voluntária de sangue, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizará duas coletas itinerantes nesta terça-feira (30). No interior, a ação vai ocorrer na Praça Marques da Silva, no Centro de Arapiraca, das 8h às 12h e das 13h às 17h30; Já na capital alagoana, a iniciativa externa será promovido Escola Grau Técnico, na Praça do Centenário, das 8h às 16h.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), existem critérios a serem seguidos para se candidatar à doação de sangue. O principal deles é estar bem de saúde, além de ter idade entre 16 e 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos. No ato da doação é obrigatório portar um documento de identificação com foto, além de estar alimentado, evitando alimentos gordurosos, e não ter ingerido bebidas alcoólicas.
“É importante ressaltar que os voluntários que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, não podem realizar a doação de sangue”, esclarece a assistente social do Hemoal, Natasha Souza. Ele acrescentou que os voluntários que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing só podem doar um ano após o procedimento.
O MS exige, também, que o candidato não esteja gripado, com Influenza ou Covid-19, sendo necessário aguardar 10 dias, após cessarem os sintomas. Para repetir o procedimento, as mulheres devem aguardar no mínimo 90 dias, enquanto os homens só podem voltar a realizar o gesto voluntário após 60 dias.