Maceió

Obras da Unidade Básica de Saúde do Flexal são iniciadas

Projeto da UBS segue padrão construtivo do Ministério da Saúde

A construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) dos Flexais foi iniciada. A estrutura, de aproximadamente 390 m², ficará na Ladeira Professor Benedito Silva e integra as 23 medidas socioeconômicas definidas no Projeto Flexais. A obra, custeada pela Braskem, tem entrega prevista para este ano. Fruto do Termo de Acordo assinado em outubro de 2022 pelo Município de Maceió, Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado de Alagoas, Defensoria Pública da União e Braskem, o objeti vo do projeto é implementar um conjunto de ações voltadas à integração urbana e ao desenvolvimento da região.

Assessoria

Unidade Básica de Saúde do Flexal

A nova UBS adotará um método construtivo conhecido como “Steel Frame”, estruturada em aço galvanizado com tratamento – para evitar ferrugem, por exemplo – paredes e telhados termoacústicos, além de reduzir o tempo de obra. O equipamento também contará com rampas e piso tátil que asseguram as condições de acessibilidade. O projeto executivo cumpriu diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e recebeu contribuição de especialistas do Município de Maceió para adequação às necessidades locais.

As equipes envolvidas na construção da UBS atuam nos Flexais das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.
 
Serviços públicos e espaços para convivência e comércio

Além da nova UBS, o Projeto Flexais também prevê outras obras na região: a requalificação viária das ruas Tobias Barreto, Faustino Silveira e da Praça Nossa Senhora da Conceição; a construção de uma creche-escola; do Centro Comercial atrelado a um espaço para a realização de feira; do Centro de Apoio aos Pescadores; e a instalação de um píer de acesso à Lagoa Mundaú. Todas essas construções têm início em 2024.

Projeto Integração Urbana e Desenvolvimento dos Flexais

O Termo de Acordo que cria o Projeto Integração Urbana e Desenvolvimento dos Flexais foi assinado após estudos apontarem que a região vive uma situação de ilhamento socioeconômico com a desocupação de parte dos imóveis localizados nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol.

Além das obras, estão em curso na região outras medidas como limpeza urbana e combate a pragas, vigilância, rota de ônibus de uso exclusivo e gratuito para a população dos Flexais, transporte escolar e serviço de apoio psicológico. Foram instaladas câmeras de segurança, a iluminação pública recebeu novas lâmpadas e teve a rede modernizada. Também foi estruturado o Espaço Flexal, que abriga secretarias municipais para o atendimento direto à comunidade.

Ainda no âmbito do Projeto Flexais, a Braskem vem realizando o pagamento de indenização aos moradores e comerciantes da região. O programa prevê um total de 1.803 propostas financeiras e registra a adesão de 99,2% dos moradores da área. Até a primeira quinzena de abril, 1.777 propostas foram apresentadas, das quais, 1.754 pagas. Ao todo, já foram pagos pela Companhia R$ 48,4 milhões.

Compromissos com Maceió

As ações que contemplam o Projeto Flexais fazem parte dos 10 compromissos com Maceió reafirmados pela Braskem. As ações e programas, muitos em fase adiantada de implantação ou já concluídos, acontecem nas frentes social, urbanística e ambiental e integram os cinco principais acordos firmados entre a Braskem e as autoridades nos últimos anos. Grande parte deles foi definida após discussão com o poder público, a sociedade e as comunidades impactadas.

Para facilitar o entendimento e acompanhamento dessas ações e programas, a Braskem está consolidando a plataforma Compromissos com Maceió. O detalhamento e respectivos estágios de execução das ações e programas já podem ser consultados e acompanhados no endereço digital https://www.braskem.com/compromissosmaceio, que tem atualização permanente.