Meio Ambiente

Municípios alagoanos decretam situação de emergência devido à chuva

Devido ao grande volume de chuva que atinge o estado de Alagoas, desde segunda-feira (06), dois municípios no Litoral Sul do estado decretaram, no dia de hoje, 07, situação de emergência. São eles, Jequiá da Praia e Roteiro.

Reprodução / Instagram

Jequiá da Praia

Os anúncios foram feitos pelas redes sociais das gestões municipais, que informaram que ambas as situações estão sendo acompanhadas de perto pelas Defesas Civis das respectivas cidades e do Estado.

As duas cidades também informaram, por meio de suas Secretarias de Educação que as aulas ficarão suspensas por tempo indeterminado, como medida de prevenção para a segurança dos estudantes.

Jequiá da Praia

Em Jequiá da Praia foram registradas nas últimas 24 horas alagamentos de ruas, residências, prédios públicos e privados, inundações, deslizamento de terra, erosões em vias urbanas e estradas vicinais, tanto na região urbana, quanto em povoados do município.

O município de Roteiro registrou situações de deslizamento de encostas e desabamento de casas, além de ter chuvas de mais de 100 mm, considerada de grande volume de água. O total de pessoas afetadas até o momento da publicação era de 89.

Reprodução / Instagram

Roteiro

O decreto autorizou também as autoridades administrativas, em caso de risco iminente, a: adentrar nas casas para prestar socorro ou para determinar a evacuação imediata; usar da propriedade particular, no vaso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano; e proceder o alojamento e acolhimento de desabrigados, provisoriamente, em Escolas da Rede Pública Municipal.